Segunda, 27 Mai 2024 11:04

Centro de Informação Turística é inaugurado em Secretário

A Prefeitura inaugurou neste sábado (25), o Centro de Informação Turística (CIT) Galdino Carlos Pereira, em Secretário, localidade do distrito Pedro do Rio. O espaço receberá turistas e visitantes para prestar informações sobre os atrativos da região, que incluem história, natureza, boa gastronomia e produtos locais, hospedagem e diversas opções de lazer.

Diante à crescente demanda de turistas e visitantes em Secretário, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, implementou o CIT de Secretário, que está localizado no ‘centrinho’, parada obrigatória de quem procura a região para desfrutar de seus atrativos e experiências.

Na inauguração, a família de Galdino Carlos Pereira - morador local que foi vereador e um grande colaborador para o desenvolvimento da localidade recebeu uma homenagem da Prefeitura.

Secretário

Secretário é uma bucólica vila rural cheia de histórias, clima ameno e paisagens deslumbrantes, rodeada por montanhas. No século XVIII, a partir de uma sesmaria doada a um secretário do governo – daí a origem do nome – foi criada a Vila de Secretário, bairro do Distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis. Esta região oferece experiências únicas para seus visitantes, que podem desfrutar da deliciosa gastronomia local, passeios ao ar livre e ainda percorrer a rica história da região.

A Estrada Real, antiga rota histórica que conectava as minas de ouro ao porto no Rio de Janeiro percorria a região de Secretário, onde hoje está repleta de iguarias como queijos, doces, compotas, cervejas e artigos artesanais. Sem contar também os restaurantes, imersos na natureza e com pratos de dar água na boca.

Para os amantes da natureza, Secretário oferece cachoeiras, trilhas e áreas de preservação ambiental, que proporcionam aos visitantes a oportunidade de desfrutar de atividades ao ar livre, explorando tudo no seu tempo e como quiser, como passeios de bicicleta, quadriciclo, a cavalo e de jeep ou simplesmente caminhando tranquilamente enquanto admira a paisagem.
A Rota Secreta é um caminho repleto de experiências sensoriais onde o turista é o convidado especial. São várias experiências, entre gastronomia, atividades na natureza, meios de hospedagem, além de receptivos.

O CIT funcionará de quinta a domingo, das 09h às 17h.
Excepcionalmente na próxima semana, por ser feriadão, funcionará também na quarta-feira para receber os turistas que virão desfrutar da região.