Quarta, 01 Mai 2024 11:52

Flipetrópolis começa nesta quarta-feira, dia 1º de maio

Começa nesta quarta, 1º de maio, às 14h, o Flipetrópolis - Festival Literário Internacional de Petrópolis, que chega à cidade fluminense com uma série de atividades literárias e culturais. Nesse primeiro dia, acontecem mesas de bate-papo e sessões de autógrafos com escritores da programação nacional e internacional, como Luís Roberto Barroso, ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gustavo Grandinetti, Sérgio Abranches, Leonardo Boff, Eliana Alves Cruz, Antônio Torres, Taiane Santi Martins, Jamil Chade, Simone Paulino, Luiz Galina, Afonso Borges e a convidada internacional, Scholastique Mukasonga. O Flipetrópolis acontece até domingo, 5 de maio, no Palácio de Cristal, com entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos. Os encontros da programação nacional/internacional serão transmitidos pelo YouTube do Flipetrópolis.

O Festival tem início às 14h, com a cerimônia do corte de fita e a apresentação do Coral Canarinhos, de Petrópolis. Na sequência, às 15h, o jurista, professor e magistrado Luís Roberto Barroso, ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), conversa com o escritor e desembargador, Gustavo Grandinetti, um dos curadores locais do Flipetrópolis, sob a mediação do jornalista e escritor, Sérgio Abranches, também curador do evento.

Em seguida, às 16h, Afonso Borges, presidente do Flipetrópolis conversa com Luiz Galina, sociólogo, economista e diretor do Sesc São Paulo. `As 17h, o escritor e jornalista Jamil Chade fala a respeito do tema “Os segredos da Cruz Vermelha sobre o golpe no Brasil”. Em seguida, às 18h, o público acompanha uma conversa entre o escritor baiano Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), e a gaúcha Taiane Santi Martins, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura com seu romance “Mikaia”. E, às 19h, o teólogo e escritor Leonardo Boff conversa com a autora Eliana Alves Cruz. Encerrando a programação de mesas de bate-papo do dia, às 20h, a convidada internacional do festival, Scholastique Mukasonga, conversa com Simone Paulino, fundadora da Editora Nós, que publica a obra da autora ruandesa no Brasil.

Vale lembrar que esses e outros escritores ficam disponíveis, na sequência das mesas, para sessões de autógrafos.

Confira, a seguir, a programação completa do I Flipetrópolis nesta quarta-feira, 1º de maio:

PROGRAMAÇÃO NACIONAL/ INTERNACIONAL:

Dia 1.°/5, quarta-feira, Auditório 1:
14h: Corte de Fita e apresentação do Coral Canarinhos de Petrópolis

14h30: Falas de curadores e autoridades

15h: Abertura com Luís Roberto Barroso e Gustavo Grandinetti – Sérgio Abranches

16h: Luiz Galina e Afonso Borges

17h: Jamil Chade e os segredos da Cruz Vermelha sobre o golpe no Brasil

18h: Antônio Torres e Taiane Santi Martins – Sérgio Abranches

19h: Leonardo Boff e Eliana Alves Cruz

20h: Scholastique Mukasonga e Simone Paulino – Jamil Chade

PROGRAMAÇÃO DE SESSÕES DE AUTÓGRAFOS:

1º/5, quarta-feira

15h: Michelle Marques, Déa Araujo, Renata Felicio Maia.

16h: Luís Roberto Barroso, Gustavo Grandinetti, Marcos Moraes, Rosamares da Maia, Rosane Steinhagen.

17h: Luiz Galina, Eduardo Lacombe.

18h: Jamil Chade, Mercia Pessôa, Hanna Malta, Wellington Toledo, Valéria Rezende, Daniel Giotti, Jucilene Nogueira.

19h: Antônio Torres, Taiane Santi Martins, Irion, Vanisa Moret Santos, Dy Eiterer.

20h: Leonardo Boff, Tom Farias, Alessandra Melo, Marcia Müller, Maurício Santos, Sandra Brito, Ana Reisky.

21h: Scholastique Mukasonga, Conceição Evaristo, Jamil Chade, Andrea J Guesse, Lih Bordon.

A primeira edição do Flipetrópolis é viabilizada pela parceria com a Prefeitura de Petrópolis, o patrocínio do Grupo Águas do Brasil e o apoio cultural do Itaú e da GE Aerospace, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Serviço:

Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis

De 1.º a 5 de maio de 2024, de quarta-feira a domingo

Local: Palácio de Cristal – R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis / Programação Digital – YouTube, Instagram e Facebook – @flipetropolis

www.flipetropolis.com.br

Entrada gratuita

Não é necessário retirar ingressos. O acesso é gratuito e por ordem de chegada, mediante ocupação dos auditórios.

Horário:

01 de maio - quarta-feira - 13h30 às 23h

02 de maio - quinta-feira - 8h às 23h

03 de maio - sexta-feira - 8h às 23h

04 de maio - sábado - 9h às 23h

05 de maio - domingo - 10h às 18h

Para acesso aos debates, a entrada será por ordem de chegada. Não precisa retirar ingressos. Inicialmente, o Festival disponibilizou a retirada de ingressos. Mas não será mais necessário. Dessa forma, quem fez a retirada de ingressos pode descartar. Eles não serão válidos e não garantem acesso aos debates. Agora, basta chegar ao evento.

São dois auditórios, sendo : Auditório 1: 400 lugares / Auditório 2: 300 lugares

Após todos os debates, os autores seguem para a área de autógrafos.

Livraria

A livraria do Flipetrópolis tem área de 345 metros e vai ocupar toda a estrutura de Cristal. São cerca de 30 mil livros à venda, incluindo obras de todos os autores que estão na programação. São mais de 4 mil títulos. Os preços estão a partir de R$ 9,90 (clássicos) e R$ 10 reais (infantis).