Terça, 11 Junho 2024 15:37

Defesa Civil realiza capacitação sobre Mapeamento e Percepção de Riscos Geológicos

Na última semana, a Prefeitura realizou, por meio da Defesa Civil, uma capacitação sobre Mapeamento e Percepção de Riscos Geológicos. O encontro, que reuniu moradores do bairro Estrada da Saudade, foi realizado no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) e contou também com a presença de estudantes internos de medicina e enfermagem.

“O governo atual segue priorizando uma relação mais próxima à população pois entendemos que a resiliência é construída a partir dessas trocas. Toda a formação que realizamos tem como foco a questão do pertencimento e da participação comunitária como base para as transformações que a comunidade necessita. Queremos cada vez mais que a população se capacite para facilitar a sua própria tomada de desições”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Durante o encontro, os participantes foram capacitados em técnicas de mapeamento, identificação de áreas de risco e implementação de medidas preventivas, através de palestras e exercícios práticos em grupo. O intercâmbio de conhecimentos entre os participantes de diferentes vivências enriqueceu ainda mais a reunião, permitindo trocas de experiências e aprendizado mútuo.

Para o secretário de Proteção e Defesa Civil do município, tenente-coronel Rodrigo Werner, as capacitações em defesa civil devem ser realizadas durante todo o ano, visando a preparação da população para o período de chuvas mais intensas: “A mitigação de riscos é parte importante do processo de prevenção. É importante integrar a população às políticas públicas de Defesa Civil, construindo uma rede de percepção de risco para uma melhor comunicação de emergência em caso de necessidade”, concluiu.