Sábado, 18 Mai 2024 13:30

Reestruturação do Transporte Público: moradores aprovam mudanças

Segurança, limpeza e qualidade. Esses foram os principais pontos elogiados pelos moradores e moradoras das regiões que eram atendidas pela Viação Cascatinha e que agora estão com as empresas Turp e Cidade das Hortênsias. A operação começou na quinta-feira (16) e faz parte da primeira fase de reestruturação do transporte público da cidade.

Na quarta-feira (15), a Prefeitura de Petrópolis anunciou a caducidade e anulação do contrato com a Viação Cascatinha. Com isso, a empresa deixou de operar na cidade e as linhas foram assumidas por outras empresas do sistema de transportes do município até o fim do processo licitatório.

“Ônibus limpo. Tudo de bom. Não tenho mais medo de andar de ônibus. Foi a melhor coisa que aconteceu, ter colocado esses ônibus novos aqui“ comemorou a dona de casa, Maria Aparecida. A moradora da Estrada da Saudade, Maria Augusta, também falou sobre a limpeza dos veículos. “É outra coisa né. Ônibus limpo. Higiene. É outra coisa, muito diferente. Estamos felizes com isso”, comentou.

A Prefeitura decidiu decretar a caducidade e anulação do contrato devido à inviabilidade de operação da empresa. Somente nos quatro primeiros meses do ano, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) emitiu 78 autos de infração, 34 exigências e oito notificações contra a Viação Cascatinha. A principal irregularidade é não manter os veículos em estado adequado de funcionamento e conservação.

Para os moradores, as mudanças vieram para ficar. “Ônibus novinho, sem atraso, na porta. Uma ótima experiência. Não estou tendo nenhuma dor de cabeça”, disse Bárbara Lucinger, auxiliar administrativo. “Estava sendo uma humilhação para nós, que dependíamos desse ônibus, sempre com muito atraso e a gente não tinha segurança nenhuma. Espero que essa mudança continue e que nada derrube isso agora“, comentou a professora, Lucimeri Tomaz.

Confira quais as linhas que tiveram mudança:

380 - Estrada da Saudade - Centro (nova linha)
326 - Boa Vista (antiga 511)
327 - Comunidade do Ventura (antiga 517)
328 - Fragoso (antiga 520)
329 - Monte Florido (antiga 521)
331 - Luiz Pelegrini (antiga 522)
332 - Alto Boa Vista (antiga 523)
333 - Veridiano Félix (antiga 524)
334 - Montese (antiga 527)
399 - Noturno - Boa Vista (antiga 599)

630 - Jardim Salvador (antiga 515)