botão whatsapp

Circuito das
Cerejeiras de Petrópolis

As cerejeiras começaram a surgir em Petrópolis em 1995, quando quatro agremiações nikkeis do estado, em comemoração aos 100 anos da assinatura do “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão”, plantaram 300 mudas de “sakura” em Petrópolis. Na ocasião, além do Lago do Quitandinha, também foram plantadas mudas no Museu Imperial e no Palácio Rio Negro.

Enquanto no Japão, as sakuras, como elas são chamadas em japonês, florescem entre o fim de março e início de abril, começo da primavera, no Brasil, a floração acontece da metade de julho até agosto. E quem pretende admirar a beleza dessas árvores precisa aproveitar o momento, já que período de florada das cerejeiras dura, geralmente, no máximo rápidos 15 dias.

O circuito

A partir de 2008, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Nikkei de Petrópolis iniciou a realização do Bunka-Sai em parceria com a Prefeitura de Petrópolis e vem promovendo o plantio de várias mudas de cerejeiras na cidade, embelezando outras regiões e possibilitando a criação do Circuito.

Em 2018 a TurisPetro teve a iniciativa de criar o Circuito das Cerejeiras. Pensando nos vistantes em 2021 a TurisPetro criou um mapa digital onde você pode localizar as cerejeiras do Circuito.

CEREJEIRAS