Segunda, 13 Fevereiro 2012 15:12

Prefeito vai inaugurar novo CAPSad III

O prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa inauguram amanhã (14) o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPSad tipo III – Fênix), na Rua Monsenhor Bacelar, 492. A unidade será destinada a proporcionar atenção integral e contínua a pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência de álcool e outras drogas. O centro funcionará 24 horas, inclusive nos feriados e fins de semana.

Entre as atividades que serão desenvolvidas pelo CAPSad III está a assistência integral aos pacientes, com atendimento individual, intervenção medicamentosa, psicoterapêutica e orientação social (enfermagem e redução de danos). Serão realizados ainda, atendimentos em grupos, com psicoterapia, grupo operativo e atividades de suporte social. Oficinas terapêuticas executadas por profissionais médicos e atendimentos domiciliares aos pacientes do CAPSad e aos seus familiares também fazem parte das atividades exercidas. As diretrizes dos serviços que serão oferecidos fazem parte do programa de integração na comunidade, na família, no trabalho, na escola, na cultura e na sociedade em geral.

Nos finais de semana, também será feito o acolhimento noturno, inclusive nos feriados, com, no mínimo oito e no máximo doze leitos para realizar intervenções em situações de crise (abstinência e/o desintoxicação sem intercorrência clínica grave e comorbidades) e, também, repouso e /ou observação. Os pacientes assistidos em um turno (4h) receberão uma refeição diária. Os assistidos em dois turnos (8h) receberão duas refeições diárias, e os que permanecerem no serviço durante 24 horas contínuas receberão quatro refeições diárias. A permanência de um mesmo paciente no acolhimento noturno, caso seja necessário, pode ser prolongado para além do período médio de dois a cinco dias e ficará limitado há 10 dias seguidos ou 14 intercalados em um período de 30 dias.

“Estamos com o olhar voltado para diversos problemas que afligem a população no âmbito da saúde. Tenho certeza que muitas famílias que enfrentam problemas relacionados com drogas e álcool dentro de casa passam a ter um espaço onde existirá não só um tratamento correto, mas, toda uma gama de cuidados essenciais para que possam superar situações de adversidade relacionadas a essa questão”, afirmou Mustrangi.

O CAPSad III – Fênix tem como características a capacidade técnica para desempenhar o papel de regular e articular as ações de atenção integral ao usuário de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do seu território. Coordena, acompanha e supervisiona por delegação do gestor local, internações em hospital geral e unidades especializadas, no âmbito do seu território. Realiza ações de apoio matriarcal na atenção básica, no âmbito do seu território e mantém atualizado o cadastramento de pacientes que utilizam medicamentos essenciais para área de saúde mental. Funciona, de forma articulada com a rede de urgência/emergência local/regional e articula-se com a rede de proteção social de seu território de atuação, para acompanhamento compartilhado de casos, quando necessário.