Quarta, 06 Junho 2012 18:00

Prefeito encaminha projeto de lei do Instituto Koeler para a Câmara de Vereadores

Em um evento realizado na manhã desta quarta-feira (6) no Palácio Sergio Fadel, o prefeito Paulo Mustrangi assinou e encaminhou para a Câmara Municipal o projeto de lei que cria o Instituto Koeler de Planejamento Urbano (INK). O projeto teve ampla participação da sociedade civil por intermédio de diversos entes populares. O projeto agora passará pela análise dos vereadores.

Com o modelo adotado pelo INK – autarquia participativa - não haverá nenhuma despesa extra para a municipalidade. Foram extintos 20 cargos da administração direta e serão criados 15 cargos para a administração do instituto.

“O governo é apenas um alicerce para que ferramentas que beneficiem os petropolitanos sejam criadas. O poder é passageiro e emana do povo. O objetivo principal do INK é preservar a história e ser inserido junto com o Plano de Mobilidade Urbana, com o Plano Diretor, e demais instrumentos de desenvolvimento do município. O projeto de lei que desenvolve o INK é da sociedade petropolitana”, afirmou Mustrangi, que ainda disse que “essa é uma política de estado que transpassa o momento atual e teve ampla participação popular”.

O presidente da Frente Pró-Petrópolis, Philippe Guedon, destacou a história do processo de participação popular para a defesa do coletivo por intermédio do INK e explanou sobre a felicidade de participar deste momento histórico.

“A véspera de completar oitenta anos de vida, é muito bom estar presente e tirar uma casquinha de um êxito participativo. Toda a sociedade petropolitana agradece às autoridades por este ato que une todos os segmentos e que transcende os mandatos em curso, e a todos nós, para alcançar o patamar do bem comum que permanecerá para Petrópolis”.

Agnaldo Goivinho, Coordenador Geral da Coordenadoria de Estudo Constitucional do Instituto Koeler, afirmou que “o instituto permitirá um olhar voltado para todos os setores da sociedade. As mudanças sociais, no trânsito e demais setores, passam pela utilização do solo e passa pela criação do INK. Também estaremos promovendo a justiça histórica a essa figura magnífica que estava muito a frente de seu tempo, que era Julio Frederico Koeler. Este é um presente para a cidade”.

O INK tem como finalidade produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas, através da elaboração e implementação de estudos, pesquisas, planos, projetos especiais e urbanísticos, programas de ação e organização de bases de dados estatísticos e georeferenciados, nas esferas municipal, regional e estadual, voltados ao desenvolvimento socioeconômico de Petrópolis, disponibilizando essas informações à região e à sociedade.