Segunda, 04 Junho 2012 19:06

Unidade do Creas é inaugurada no Samambaia

O local vai atender as demandas dos distritos

Na tarde da última sexta-feira, dia 01, o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Luís Eduardo Peixoto, acompanhado da Chefe de Gabinete, Sheila Guimarães, inaugurou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Rua Engenheiro Durval de Souza, nº 142, no Samambaia. A unidade visa oferecer atendimento continuado a indivíduos com direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias. Durante o evento foi o assinado, ainda, o Decreto que cria o Comitê Municipal de Gestão do Plano de Enfrentamento ao Crack.

O município é referência em serviços sócio-assistenciais no Estado e segue o modelo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – que organiza e articula os esforços e recursos dos três níveis de governo, para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social, envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios em âmbito nacional, estadual e municipal. Petrópolis já conta com uma unidade do Creas, localizada à Avenida Dom Pedro I, 546, no Centro.

Durante a inauguração, Peixoto pontuou algumas ações que o governo municipal vem desenvolvendo para atender às demandas da cidade. “Colocamos 500 cafés da manhã no Restaurante Popular e fizemos diversas melhorias no local, implantamos a Casa da Acolhida, adotamos o programa Família Acolhedora, melhoramos o Centro de Cidadania e aumentamos o número de Cras na cidade. Essas, dentre outras ações, fazem com que Petrópolis desponte no serviço de Assistência Social”, declarou.

Peixoto aproveitou para anunciar que nos próximos meses duas unidades do Cras serão inauguradas. “Estamos criando a Casa do Trabalhador e o Centro de Referência da Juventude. Queremos implementar, ainda, um o Centro de Recuperação em Dependência Química”, adiantou.

Já a Chefe de Gabinete lembrou que a parceria entre as autoridades públicas e a sociedade civil, por meio dos conselhos, vem trazendo bons frutos para a cidade. “São os conselheiros quem nos ajudam a perceber as melhorias que o município precisa. Cobrar e fazer valer os direitos da sociedade é essencial numa democracia”, destaca.

Dentre os serviços que serão oferecidos no Creas, estão a Proteção e Atendimento especializado a famílias e indivíduos; a vítimas de abuso ou exploração sexual; abordagem social a crianças e adolescentes; e serviços de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade; entre outros.