Quinta, 31 Mai 2012 19:52

Parque Natural recebe estudantes do Ensino Fundamental

Espaço se consolida como sala de aula ao ar livre

Um grupo de 48 alunos do Colégio Ipiranga teve uma aula de Ciências diferente nesta quinta-feira (31): um passeio pelo Parque Natural Municipal de Petrópolis. Divididos em dois grupos, os estudantes foram acompanhados por quatro professores e percorreram a trilha Rodolph Born, um trajeto de 800m.

A área de 16,7 hectares em estágio avançado de Mata Atlântica já se tornou uma referência para escolas públicas e privadas, que utilizam o espaço como uma extensão da sala de aula. O objetivo é que o contato com a natureza estimule uma maior consciência ambiental nos estudantes.

“Tivemos uma visitação expressiva em pouco mais de um mês de funcionamento, com mais de 4 mil visitantes. O que impressiona é que, além de fazer caminhadas, muitas dessas pessoas vêm ao parque para contemplar a natureza e até aprender com ela, como é o caso das escolas”, informou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna.

Este foi o primeiro grupo de alunos do Colégio Ipiranga a visitar o Parque. Para o coordenador pedagógico Ricardo Abi Daud, foi uma oportunidade de promover o aprendizado em meio à natureza.

“Um espaço como este no centro da cidade é um passeio imperdível. É uma iniciativa louvável da Prefeitura e estamos muito felizes em vê-la bonita e bem cuidada. Fomos bem atendidos pela equipe da Secretaria, que disponibilizou guias para nos receber e a garotada adorou. Pretendemos voltar, a cada duas semanas, com outras turmas”, contou o educador.

Durante a visita, os professores buscaram fortalecer conceitos que já vêm sendo trabalhados com os estudantes: a sustentabilidade. Além de ser uma estimulante atividade física, a caminhada pelas trilhas disponibilizadas no Parque oferece o contato direto com exemplares diversos da fauna e da flora.

“Buscamos desenvolver cada vez mais noções de respeito ao meio ambiente, deixando nele o menor impacto possível. Queremos também prestigiar o parque, para que os alunos conheçam o espaço e voltem com suas famílias”, completou o coordenador.

A aluna Gabriela Sadock, do 7º ano, aprovou o passeio. “Foi muito interessante visitar o Parque Natural, pois o professor trouxe a sala de aula para a natureza e deu exemplos mais claros do que já aprendemos na escola. O mais legal é que é um espaço em que a gente se afasta da cidade, mesmo estando no Centro”, analisou a estudante.

Além das trilhas, o Parque Natural oferece um amplo espaço de contemplação da natureza, com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades. O espaço está aberto a toda a população, com entrada gratuita e funcionamento diário das 7h às 17h, na Avenida Ipiranga, nº 853.