Quinta, 10 Mai 2012 17:32

Ponte de Nogueira recebe nova iluminação

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, realizou a instalação de novas luminárias nos arredores da ponte Geraldo Daniel Galvão, que dá acesso ao bairro Nogueira. Mais de 20 postes foram instalados na região no intuito de torná-la mais segura e digna para a população que utiliza a estrutura diariamente.

Para compor o novo sistema de iluminação, foram colocados sete postes elevados no retorno e no largo, com 24 luminárias tipo pétala (que atingem uma maior área de abrangência), com potência de até 250 watts. Já a parte estrutural da ponte conta com 14 postes ornamentais tipo pêra (que atingem uma menor área de abrangência), com 18 luminárias que chegam até 100 watts de potência.

Além de melhorarem a visibilidade, as luminárias instaladas pela Prefeitura embelezam as áreas urbanas, destacam e valoriza monumentos, prédios e paisagens, o que favorece também o turismo e a imagem da cidade.

O prefeito Paulo Mustrangi enfatizou que a iluminação pública é uma das prioridades da atual administração. “Diversos bairros já foram contemplados com novas luminárias. Isto mostra o nosso compromisso com o povo petropolitano. A partir de agora, a realidade destas pessoas será bem diferente, onde pedestres e veículos vão circular com tranqüilidade e, principalmente com segurança”, destacou o prefeito.

Próximo ao largo, a Secretaria construiu canteiros centrais com calçamento adequado para a passagem de pedestres, sinalização e paisagismo pelos jardins. A iniciativa tem, também, o objetivo de organizar o trânsito de veículos e pedestres no local, que antes disputavam espaço entre si.

A ação faz parte do Programa Luz da Cidadania, implantando pelo governo Municipal desde 2011. Os moradores que necessitam do serviço podem solicitar pelo telefone 0800-024-1000. Caso o atendimento não seja realizado em um prazo de 72h, o cidadão pode ligar para a ouvidoria, por meio do número 2246-8970, que repassará a informação ao setor responsável. Também podem ser feitas solicitações para instalações de luminárias através do telefone 2246-8971.

Programa Luz da Cidadania

O programa atende à grande demanda das comunidades e agilizar a troca de lâmpadas queimadas. Em paralelo à operação de manutenção, um setor do departamento faz o controle de qualidade do serviço, por intermédio de entrevistas com cada morador que teve sua solicitação resolvida. Essas medidas contribuem para que o governo municipal propicie um serviço ágil e de qualidade.

O programa ainda propicia a instalação de luminárias do tipo eficiente, com ganhos também para o meio ambiente. De forma pioneira, o município passou a utilizar as lâmpadas de vapor de sódio, que proporcionam uma economia no consumo de energia elétrica de até 10%, com uma incidência de luz em torno de 65% a mais do que as lâmpadas convencionais. Já a luminária, na cor verde, se adapta ao ambiente de forma menos agressiva para a paisagem.