Sábado, 05 Mai 2012 16:49

Alunos do programa Jovem Aprendiz visitam Parque Natural

Estudantes da Comissão Municipal de Atuação Comunitária (Comac) tiveram, nesta sexta-feira (04), uma aula diferente. Os 82 alunos foram divididos em dois turnos, e visitaram o Parque Natural Municipal de Petrópolis, na Avenida Ipiranga, acompanhados pela divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Petrópolis (SMADS).

Os alunos fazem parte do programa Jovem Aprendiz, que alia os estudos à qualificação profissional. Após a conclusão do curso, eles poderão trabalhar como auxiliares administrativos, e Educação Ambiental é uma das disciplinas da grade.

Este não foi o primeiro contato dos estudantes com a Secretaria de Meio Ambiente. O departamento de Educação Ambiental da SMADS visitou a escola e apresentou aos alunos uma palestra institucional sobre a atuação do órgão e o papel de cada setor. Em uma segunda etapa, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a sede da Secretaria e ver de perto seu funcionamento, além de assistir uma palestra informativa sobre um item muito presente no dia-a-dia de toda cidade: o lixo.

A etapa final do trabalho foi realizada no Parque Natural. Os alunos percorreram as trilhas para caminhadas, conheceram espécies da fauna e da flora e realizaram um piquenique no platô, uma área de convivência e de contato com a natureza.

“Essa é uma experiência que está atendendo àquilo que queremos passar para os alunos. Eles têm a oportunidade de absorver o assunto de forma muito mais fácil que na sala de aula, pois é muito mais vívida e interativa”, avalia o coordenador do Jovem Aprendiz, Adriano Pereira.

A estudante Natália Mayworm, de 19 anos, viu na visita a oportunidade de conhecer o Parque. Ela já trabalha como auxiliar administrativa em um cartório, cursa o primeiro período de Biologia e ficou animada com a experiência de aprender sobre a biodiversidade. “Achei todas as palestras e a visita à Secretaria muito proveitosas. Não tive oportunidade de vir antes ao Parque, e estou muito curiosa para ver tudo”, contou a aluna, que tirou muitas fotos das espécies que mais gostou.

O departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente realiza, periodicamente, palestras e ações educativas em escolas das redes municipal, estadual e privada, além de promover a Caravana Ecológica em diversos pontos do município. “Levamos essas oficinas e palestras às escolas, sempre buscando desenvolver a consciência ambiental desde cedo entre os alunos”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna.