Quarta, 02 Mai 2012 16:28

Prefeitura de Petrópolis entrega kits para líderes comunitários e agentes de saúde

Na manhã desta quarta-feira (02/05), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, em parceria com o governo do Estado, entregou cerca de 100 novos kits contendo mochila, capa de chuva, lanterna e apitos para que as lideranças comunitárias e os agentes de Saúde possam colaborar na mobilização dos moradores das áreas de risco. O evento aconteceu na sala de Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Segundo o coordenador de Defesa Civil de Petrópolis, coronel Francisco de Paula, o governo municipal busca oferecer melhores condições aos líderes e agentes no intuito de qualificar ainda mais o trabalho. “Procuramos a todo instante facilitar o serviço das pessoas que se propõem a ajudar a comunidade, seja com uma capa de chuva para se proteger, um apito para alertar os moradores, uma lanterna para melhorar a visibilidade à noite e uma mochila para carregar outro material necessário naquele momento”, disse.

Além do kit, a Prefeitura distribuiu adesivos para o monitoramento pluviométrico e uma cartilha explicativa sobre os cuidados necessários e a maneira adequada para utilização como manter o pluviômetro limpo; mantê-lo fixado em local aberto, longe de obstáculos que possam interferir na medição; trocar a água diariamente; informar diariamente a Defesa Civil de Petrópolis os níveis registrados às 9h e às 21h; e informar a qualquer momento, sempre que os níveis críticos forem atingidos.

Desde a implantação do Sistema de Alerta por Sirenes no município, a Prefeitura vem realizando frequentes treinamentos pelos cinco distritos com o objetivo de preparar o máximo de moradores de áreas de risco. “As orientações estão sendo feitas para que cada membro da comunidade proceda da melhor forma no momento em que as sirenes forem acionadas. Os treinamentos, capacitações e palestras apresentam todo o passo a passo aos moradores. Estamos nos esforçando para informar e esclarecer toda as dúvidas sobre a importante ferramenta”, destacou.

A líder comunitária dos bairros Taquara e Independência, Simone Izidio resumiu: “Achei muito boa esta iniciativa da Defesa Civil em fornecer estas ferramentas. São equipamentos extremamente importantes e facilitarão bastante nosso trabalho. Agora, vamos nos empenhar e nos preparar para que no momento de fortes chuvas, saibamos aplicar tudo que aprendemos”.

Outra questão abordada durante o evento foi a divulgação que vem sendo feita nas redes sociais, informando e alertando sobre em qual estado encontra-se a cidade, antes ou após as chuvas, além de dicas de segurança. Para acompanhar os alertas, basta acessar as páginas do Facebook: http://facebook.com/defesacivilpetropolis; ou do Twitter: https://twitter.com/#!/DCPetropolis.