Sábado, 21 Abril 2012 19:18

Prefeito inaugura Estação de Tratamento de Esgoto da Posse

Mais uma etapa importante do processo de universalização do tratamento de esgotos em Petrópolis foi cumprida na manhã desta sexta-feira (20); a inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Posse. A ETE vai tratar 900 mil litros de esgoto por dia, beneficiando 7,5 mil moradores da Posse. Cerca de 100 pessoas participaram do evento que contou com a presença do prefeito Paulo Mustrangi, do vice-prefeito Oswaldo Costa Frias, do presidente do Consórcio Águas do Brasil, José Carlos Sussekind e do superintendente da unidade, Márcio Salles.

“Estamos celebrando aqui, hoje, mais uma vitória da parceria entre o nosso governo e a Águas do Imperador. Um compromisso cumprido que garanta o saneamento básico para todas as famílias da Posse. Essa e as outras ações do governo como a revitalização do centro da Posse, realização de reformas em grandes em escolas e a inauguração de um novo Centro de Educação Infantil, que vai ocorrer na próxima semana, mostram que colocamos, enfim, a Posse no mapa de Petrópolis”, afirmou Mustrangi.

O prefeito continuou e disse que “o distrito, que estava esquecido há anos, agora tem a mesma prioridade de atendimento que o primeiro distrito. Eu indiquei e a Águas do Imperador foi até os lugares mais esquecidos da cidade, como o Alto independência, Vale do Carangola, Vicenzo Rivetti e Pedro Ivo e inseriu nessas comunidades, o saneamento básico. Com alegria e com a certeza de que tudo isso e só o começo, afirmo que Petrópolis será a primeira cidade do Brasil em tratamento de esgoto. A prova disso é que nos próximos dias, vamos levar um biodigestor para a comunidade de Córrego Grande. Todas essas ações são revertidas em saúde para nossa população”.

A estação é inteiramente biológica e desde o dia 30 de março integra o sistema de tratamento de esgotos urbanos da cidade, composto por duas grandes estações – a ETE Palatinato e a ETE Quitandinha, mais 11 pequenas estações, cinco biodigestores e um biosistema, que, juntos, tratam 41,5 milhões de litros de esgoto por dia, correspondentes a 67% dos esgotos urbanos.

“Vivemos um momento diferenciado de tratamento igualitário em todos os distritos, graças a uma ação decisiva do prefeito que sempre pensou em ajudar a população menos favorecida. Essa é uma vitória de toda a população”, afirmou o vice-prefeito Oswaldo Costa Frias.

O vereador e presidente da Câmara, Paulo Igor, parabenizou a equipe gestora do grupo Águas do Imperador e afirmou que a estação garantirá mais dignidade para os moradores do local.

“Ao visitar os municípios vizinhos, acompanho o déficit que muitos deles vivem nessa área básica que é o saneamento e, nesse sentido, só tenho percebido avanços na nossa cidade. Como jovem político, fico feliz em, hoje, fazer parte dessa história. A ETE é uma parte importante de todo esse projeto que inclui, também, a tarifa social para os menos abastecidos. Essas ações reforçam o reconhecimento que os gestores dessa cidade possuem pelos petropolitanos”, exclamou.

Para o presidente do grupo Águas do Brasil, a ETE é resultado de um trabalho contínuo feito nos últimos anos. “Petrópolis é a cidade do meu coração e o bom entendimento entre o grupo, que trabalhou arduamente para a realização desse sonho, e o governo nos trouxe a esse patamar que é invejado no Estado”, apontou José Carlos Sussekind.

O diretor da empresa, Márcio Salles aproveitou a ocasião para agradecer todo o esforço dos trabalhadores da empresa. “Agradeço a todos que se esforçaram para a inauguração dessa estação de tratamento, inclusive o prefeito Paulo Mustrangi que, desde o inicio do governo, nos mostrou que as estações de tratamento sempre foram prioridade. Através da orientação dele, revitalizamos o atendimento em lugares como Vila Rica, Pedro do Rio, Nogueira e Corrêas e, em junho, vamos inaugurar mais uma ETE, a Piabanha”, disse.

Por causa dos avanços na área de saneamento, Petrópolis conquistou o segundo lugar no ranking das cidades do Rio de Janeiro que mais tratam o esgoto, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil em outubro de 2011. De acordo com a Águas do Imperador, a meta agora é despoluir todas as bacias do município.

Em junho será inaugurada outra grande estação, a ETE Piabanha, que vai tratar mais 11 milhões de litros por dia e, ainda esse ano, serão construídas e entrarão em operação, as estações de Nogueira e Corrêas, o que vai elevar para 85% o percentual de esgotos urbanos tratados na cidade. Ainda segundo a Águas do Imperador, serão construídas, a partir de 2013, as estações de tratamento do Itamarati, Cascatinha, Itaipava e Pedro do Rio.

O evento também contou com a participação dos vereadores Márcio Arruda, Samir Yarak, Gil Magno, Renato Thomé, Vadinho, Marcelo Motorista, além de secretários municipais e representantes dos moradores do distrito.