Quarta, 29 Mai 2024 14:52

Tecendo Aquilombamentos: escolas da rede municipal apresentam boas práticas antirracistas

Com o objetivo de incentivar as práticas antirracistas nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Petrópolis promoveu nesta terça-feira (28), o seminário Tecendo Aquilombamentos. O evento, que reuniu profissionais da educação, aconteceu no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Na programação teve palestra com a professora Talita Emrich Gomes sobre “Contação de Histórias Orixás, Diversidade Religiosa e Cultura Afrobrasileira”, apresentação das boas práticas antirracistas das escolas da rede municipal e a premiação do concurso de desenho da identidade visual do Selo Escola Antirracista.

A aluna Sophia dos Santos Minateli, de 14 anos, da E.M. Monsenhor João de Deus Rodrigues foi a vencedora do concurso. “Foi muito emocionante fazer esse desenho, mexeu comigo porque teve toda essa questão da religião, da cultura”, disse a aluna. O selo será entregue este ano para as unidades escolares que estão promovendo ações antirracistas.

Confira quais escolas apresentaram as boas práticas antirracistas:

E.M. Salvador Kling - Reinos e Impérios Africanos
E.M. Bataillard - Eu sou assim
E.M. Profª Mª Campos da Silva - Caminhos para um Ensino Religioso antirracista
E.Mzda. Pedro Amado - Quilombo: espaço de luta e resistência ontem e hoje
E.M. Germano Valente - Livrão com frases e desenhos antirracistas
E.M. Dr. Theodoro Machado - Educação Antirracista
Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio - Águas de Março na Fundação de Petrópolis