Sábado, 29 Junho 2024 10:48

Petrópolis sedia IV Forum Intermunicipal de Gestores de Educação Especial Inclusiva do Rio de Janeiro

Representantes de mais de 30 cidades do Rio de Janeiro participaram do IV Forum Intermunicipal de Gestores de Educação Especial Inclusiva do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Prefeitura de Petrópolis, aconteceu nesta sexta-feira (28), no Instituto Teológico Franciscano (ITF).

O objetivo do Forum foi fortalecer as políticas inclusão, dando visibilidade às discussões, debates e ações de inclusão realizadas nas escolas das cidades participantes.

“Temos uma proposta humanizada reflexiva que abrace todos e todas”, ressaltou a chefe do Departamento de Inclusão da Secretaria de Educação, Patrícia Quintela. A responsável pelo Núcleo de Psicologia Escolar, Vanessa Sena, falou da importância de Petrópolis estar sediando o evento. “Estamos de portas abertas para toda essa troca de boas experiências”.

Durante o Fórum, a chefe do Departamento de Educação Fundamental da Secretaria de Educação, Monique Priori apresentou o projeto Educação Paralímpica na rede municipal de ensino de Petrópolis. “Temos 80% dos nossos professores de Educação Física capacitados em educação paralímpica”, comentou.

A cidade também realiza anualmente o Festival Paralímpico em parceria com a Caixa. Petrópolis também conta com dois polos do Núcleo do Centro de Referência Paralímpico, nas escolas municipais Fábrica do Saber (Estrada da Saudade) e Monsenhor João de Deus Rodrigues (Pedro do Rio).