Quarta, 13 Março 2024 09:54

Coppe/UFRJ apresenta estudo final sobre a mobilidade urbana

O estudo final da Coppe/UFRJ foi apresentado nesta segunda-feira (11) à equipe de governo e também aos integrantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran). O convênio entre a Prefeitura e a Coppe teve como objetivo apontar os problemas do trânsito e alternativas de melhoria do transporte urbano no município.

“A intenção é mostrar soluções para a mobilidade urbana de Petrópolis, principalmente para a região dos distritos, para onde a cidade vem crescendo nos últimos anos. A União e Indústria se tornou um grande gargalo e um desafio, assim como Trevo de Bonsucesso e outros pontos de Itaipava, por exemplo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O estudo contou com trabalho em campo com quatro mil entrevistas e levantamento de dados, simulações e pesquisas em projetos já existentes de mobilidade. No relatório final, a equipe da Coppe apontou 34 direcionamentos e propostas para o trânsito da cidade.

“O trânsito é um dos gargalos do nosso município, assim como o transporte público, e este estudo vai ser um importante norteador para ações de mobilidade urbana de curto, médio e longo prazo”, disse o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Thiago Damaceno, ressaltando que o estudo final da Coppe/UFRJ será publicado no site da Prefeitura.

“Fizemos um grande levantamento, principalmente nos distritos e com foco no transporte público e no transporte ativo, onde apresentamos diversas propostas que poderão auxiliar a Prefeitura no desenvolvimento das ações de mobilidade urbana”, comentou o professor do Programa de Engenharia de Transportes Coppe/UFRJ, Marcelino Aurélio Vieira da Silva.