Terça, 23 Janeiro 2024 14:20

Posse: Prefeitura monta base no CEU e anuncia Aluguel Social para os moradores

Secretarias de Defesa Civil e de Obras estudam intervenções na pedreira

A Prefeitura terminou a manhã desta segunda-feira (22) já com uma série de ações em resposta ao desplacamento de rocha que aconteceu no Ingá, na Posse, na madrugada.

O desplacamento não atingiu ninguém (portanto, não houve vítimas, nem feridos).

Ações tomadas pela Prefeitura ao longo da manhã:

• Técnicos da Defesa Civil estão também desde cedo no local, vistoriando a área e avaliando a ampliação da área interditada
• Uma base da Prefeitura foi montada na Praça do CEU da Posse para o cadastramento das famílias moradoras de casas próximas ao desplacamento
• A Prefeitura providenciou o transporte (carros e Van) dessas famílias para o CEU da Posse
• A Prefeitura anunciou o Aluguel Social para as famílias que precisarem deixar suas casas
• A Prefeitura dará assistência para a mudança dessas famílias para as casas alugadas pelo Aluguel Social
• A Secretaria de Educação está mobilizando 2 unidades escolares para, a partir desta terça-feira (23), dar suporte de atendimento às famílias atingidas. Uma delas será o CEI Ângela Maria, que funcionará como um espaço seguro e amigável para as crianças dessas famílias. A outra unidade (que está para ser definida já nesta segunda-feira) funcionará como uma cozinha comunitária para garantir a alimentação das famílias
• As Secretarias de Defesa Civil e de Obras já trabalham, com o uso de drones, na busca de soluções de engenharia na encosta (são intervenções complexas, devido às dimensões da encosta)

“Houve esse desplacamento no Ingá, numa área já interditada. Graças a Deus, ninguém se machucou, e isso é o mais importante. Agora, neste primeiro momento, a nossa preocupação é garantir a segurança das famílias. Por isso, estou determinando o Aluguel Social, para que a gente garanta que essas famílias estejam em um local seguro. Também por isso, montamos a base da Prefeitura no CEU da Posse. Um local seguro, para que a gente possa fazer com tranquilidade o cadastramento das famílias”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Neste início de tarde, o governo municipal (prefeito e todo o secretariado) e o vereador Ronaldo Ramos estão reunidos, debatendo os próximos passos.