Segunda, 11 Dezembro 2023 09:42

Petrópolis tem primeira escola da rede municipal com energia fotovoltaica

A Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, é a primeira escola da rede municipal a contar com energia fotovoltaica. O sistema de energia solar foi inaugurado no sábado (9), com uma grande festa na unidade. O investimento faz parte das intervenções da Prefeitura dentro do programa Nosso Bairro, que leva ações integradas do município aos bairros.

Além do sistema de energia fotovoltaica, a escola também recebeu outras melhorias no complexo da piscina com a reforma e ampliação dos banheiros, a aquisição de dois trocadores (aquecedores) de calor e a compra de gerador de cloro; além da modernização do Laboratório de Informática. Todos os investimentos foram por meio do PGDREM, recurso direto na escola que garante intervenções nas unidades com menos burocracia e com uma gestão mais democrática.

Por meio do Nosso Bairro, as unidades escolares nos bairros onde o programa já chegou também receberam um repasse extra do PGDREM para a realização de melhorias. Além disso, em janeiro a Prefeitura aumento o valor per capita aluno/aluna do PGDREM, passando de R$2,64 para R$10.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou que o programa Nosso Bairro traz ações efetivas para todas as regiões da cidade. “Essa é mais uma ação concreta. A nova via de ligação em Pedro do Rio é uma ação concreta. O asfaltamento de mais de 25 quilômetros de vias em toda a cidade é uma ação concreta. Quem anda pelos bairros e comunidades sabe que Petrópolis está se transformando, após cinco anos de abandono e das chuvas de 2022. A inauguração do sistema de energia fotovoltaica é mais um exemplo do trabalho de verdade, pra valer, que a nossa gestão está realizando, mesmo com um ano a menos”, disse o prefeito.

“Esse sistema vai levar energia para toda a escola e também custear uma parte da energia consumida na área da piscina. Esses investimentos demonstram que somos um governo comprometido com a educação”, disse o vice-prefeito Paulo Mustrangi.

A secretária de Educação, Adriana de Paula, ressaltou que é um projeto piloto que vai ser estender também para outras unidades. “Essa escola é referência na rede municipal e estamos muito felizes de estar inaugurando essas melhorias, com uma grande festa envolvendo toda a comunidade escolar”, disse. O diretor da unidade, Ney Marcos agradeceu a parceria da Prefeitura na realização das intervenções. “Só tenho a agradecer a todos que estiveram junto com a gente e nos ajudaram a realizar essas melhorias”, ressaltou.

Mais de 200 pessoas participaram da inauguração, que contou com uma Feira Cultural – culminância dos projetos apresentados pelos alunos e alunas. A feira contou com apresentações culturais, música, teatro, dança, jogos, artesanato, grafitti e muitas outras atividades.

Os vereadores Júnior Paixão e Ronaldo Ramos também participaram da inauguração. “Vocês são responsáveis por realizar os nossos sonhos”, disse Ronaldo Ramos se referindo a comunidade escolar. “O programa Nosso Bairro trouxe o asfalto, a iluminação pública e reformas para as nossas escolas e unidades de saúde”, lembrou o vereador Júnior Paixão.