Terça, 24 Outubro 2023 14:24

Primeiro dia da Conferência Extraordinária Municipal de Educação reúne mais de 400 pessoas

Mais de 400 pessoas participaram do primeiro dia da Conferência Extraordinária Municipal de Educação, que aconteceu no sábado (21), no auditório da Unifase. O evento é a Etapa Municipal do Conaee 2024, que tem como tema: o "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A Conferência é realizada pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Educação (Comed). “Estamos trabalhando para fortalecer a educação numa visão de rede. Tenho certeza que as sementes que estão sendo plantadas este ano vão dar frutos para os próximos anos, tendo como nosso principal objetivo que é a alfabetização na idade certa”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O vice-prefeito Paulo Mustrangi participou da cerimônia de abertura e ressaltou a busca pela equidade na educação municipal. “Que a educação de Petrópolis seja ainda inclusiva, para todos e todas, sem distinção”, pontuou. A secretária de Educação, Adriana de Paula lembrou também o trabalho em rede que está sendo desenvolvido na rede municipal de ensino. “Tenho certeza que sairemos ainda mais fortalecidos para avançar ainda mais na educação pública da nossa cidade”, frisou a secretária.

No primeiro dia, foram discutidos os sete eixos da conferência apresentados pelo ex-presidente do Comed, Jelcy Correa. Os eixos tratam do Plano Nacional da Educação; direito à educação; Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade; gestão democrática; valorização dos profissionais; financiamento público e educação comprometida com a justiça social. Jelcy Correa e a atual presidente do Comed, Sandra Reis foram homenageados pelo prefeito Rubens Bomtempo.

A cerimônia de abertura da Conferência também contou com a presença da vereadora Júlia Casamasso, do representante da Unifase, Ricardo Tâmela e da vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Juliana Gomes. “Sei o quanto a educação pode ser transformadora, por isso é importante estarmos juntos na luta por uma educação que transforma e liberta”, disse Juliana, acrescentando que o Rio de Janeiro é o único Estado do país a não ter um Plano Estadual de Educação.

Alunas e alunos do projeto Mãos que Tocam o Futuro da Escola Municipal Prefeito Jamil Sabrá fizeram a apresentação cultural da conferência, que continua nesta terça-feira (24), na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Angelo Zanatta – prédio anexo ao Palácio Sérgio Fadel

Confira a programação da Conferência Extraordinária Municipal de Educação:
Data: 24/10
Local: Casa dos Conselhos Municipais Augusto Angelo Zanatta.
Credenciamento
Eleição dos delegados