Terça, 11 Julho 2023 10:26

Prefeitura anuncia reajuste de 4,94% e pagamento de 50% do 13º para os servidores

Objetivo da Prefeitura é que reajuste entre já no próximo pagamento

A Prefeitura Municipal de Petrópolis anunciou, nesta segunda-feira (10), um reajuste de 4,94% nos vencimentos dos servidores municipais. O valor representa ganho real, uma vez que o índice oficial da inflação (o IPCA) foi de 3,94%. Agora, o projeto de lei elaborado pelo governo municipal será encaminhado à Câmara Municipal. O objetivo é que o próximo pagamento ao funcionalismo (31 de julho) já esteja com o reajuste.

Além disso, também na folha de 31 de julho, serão pagos 50% do 13º.

“É mais um passo importante que damos para melhorar a qualidade de vida na nossa cidade. Estamos investindo no servidor municipal, que é o principal patrimônio da Prefeitura. Mais um ano em que garantirmos o reajuste dos vencimentos. Ano passado, conseguimos 6,2%. Agora, 4,94%. Um reajuste que está ao nosso alcance. Um reajuste sustentável. Para continuarmos tendo capacidade de investir também nas 163 obras que estamos tocando e no Hospital Alcides Carneiro”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Para chegar a esse valor (4,94%), as categorias foram ouvidas pelo município – uma comissão de secretários municipais, tendo à frente o secretário de Governo, Marcus São Thiago.

Nas reuniões, foi ponderado que o funcionalismo aumentou com os concursos públicos da Prefeitura: neste ano, já foram convocados 500 concursados da Comdep e 877 concursados da Educação.

“Nós nos reunimos com representantes do Sisep (Sindicato dos Servidores Públicos do Município), do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), da Associação da Guarda Civil, dos motoristas, dos fiscais municipais. Foram duas conversas com as categorias. É claro que, pensando nos servidores, eles pediram um valor maior de reajuste. Mas eles compreenderam a situação do município. Compreenderam que Petrópolis está sendo reconstruída. Compreenderam também que os investimentos em obras e no Hospital Alcides Carneiro atendem indiretamente os servidores”, disse o secretário de Administração, Ramon Mello.

Administração direta, indireta e aposentados

O reajuste vale para:

• Servidores da administração direta
• Servidores da administração indireta (exceto os da CPTrans, cujo reajuste é feito via acordo coletivo)
• Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Munícipio de Petrópolis (Inpas)

Outras vitórias para os servidores

Além do reajuste de 4,94%, outras vitórias foram anunciadas para o funcionalismo municipal.

• Elevação do vencimento das categorias que ganham abaixo do salário mínimo. Com isso, o piso que é de R$ 1.006 será equiparado ao salário mínimo nacional (R$ 1.320), tendo assim um reajuste de mais de 30%
• Equiparação do piso do professorado municipal ao piso nacional do magistério
• Atendimento a uma demanda antiga dos técnicos administrativos e dos técnicos de desenho e cadastro: a equiparação ao vencimento do técnico de contabilidade. Essa distorção será corrigida de forma parcelada durante 5 anos