Quarta, 21 Março 2012 18:41

Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute o combate às drogas

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Petrópolis, por meio do Secretaria de Segurança realizou mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Foram abordados diversos assuntos, tais como a prevenção ao uso de drogas e a ação de repreensão aos usuários; além disso, foram traçadas maneiras para diminuir o crescimento da população de rua.

O juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Alexandre Teixeira de Souza, trouxe à reunião a questão dos menores usuários de drogas. E com isso, solicitou a união das secretarias de Saúde e Educação, para assistência e prevenção.

O primeiro contato com os narcóticos geralmente acontece na adolescência e para assegurar que os jovens não se tornem dependentes, é preciso prevenir. Segundo a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, a união da Saúde com a Educação fará com que o objetivo seja alcançado. O representante da secretaria de Educação, Luiz Carlos Miguelotti, acrescentou: “O combate é essencial e a escola é o local para isso”.

Ainda sobre as drogas, durante a reunião foi mencionado que a Polícia Militar possui um projeto direcionado aos adolescentes. Chamado Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ele atende o público do 5º ano do ensino fundamental nas escolas, ensinando as conseqüências do uso de drogas.

Relatório do Carnaval

O secretário de Segurança Pública Municipal, Hélio Moura Filho, divulgou o balanço do Carnaval 2012. Segundo informações da 105ª e 106ª DP, as maiores incidências foram por causa do consumo de bebidas alcoólicas e drogas, totalizando 105 ocorrências. Já na Saúde, foram realizados 49 atendimentos, nenhum com gravidade. E por fim, dois acidentes com veículos também foram registrados.