Terça, 12 Março 2024 11:50

Edição 2024 do “Mulheres na Corrida” foi um sucesso

Foi um sucesso a competição “Mulheres na Corrida”, promovida pela Prefeitura na manhã do último domingo (10), como parte das comemorações pelo Mês das Mulheres. Cerca de 300 inscritas participaram da edição, organizada pela Secretaria de Esportes. Foram 5 km de prova em percurso por ruas do Centro Histórico. O evento foi realizado em parceria com a empresa Braziline. O resultado da competição está publicado no site da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.

Além da entrega de medalhas para as participantes e troféus para as primeiras colocadas, em diferentes categorias, houve sorteio de brindes e música na sede da Prefeitura (local de largada e chegada da competição feminina). A secretaria de Esportes disponibilizou 300 vagas para o recebimento do Kit Corrida e em menos de quatro horas todas foram preenchidas.

“Não foi apenas um evento esportivo, mas também de celebração, demonstração de garra e persistência. Ficamos muito felizes com a participação de todas. É importante ressaltar que em nossa cidade, estamos conseguindo ampliar as políticas públicas para a defesa dos direitos e proteção contra a violência contra as mulheres. Com isso, mostramos que comemorar o dia da mulher não é apenas uma questão de festividade, mas de reforçar e reafirmar a luta pela igualdade de gênero”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A largada ocorreu às 8h, e a primeira colocada da categoria geral foi a atleta Isis Costa, de 31 anos, da equipe FB Assessoria. Ela concluiu os 5 km de prova em 19 minutos e 44 segundos. Esta foi a sexta prova que a atleta competiu somente neste ano e o segredo para o ótimo desempenho é manter o foco, revelou. “Treino seis dias por semana, faça chuva ou faça sol”, contou.
A corrida contou com a participação especial da secretária chefe de gabinete Luciane Bomtempo, que também suou a camisa e concluiu a prova com êxito. Ao final da competição, ela agradeceu a participação de todas as petropolitanas no evento e também à equipe da organização. “A retomada desta corrida foi um sucesso. Todas essas mulheres demonstraram que com garra e fé conseguimos conquistar cada vez mais espaços em nossa sociedade”, ressaltou.

O secretário de esportes, Thiago França, também comemorou o sucesso da prova. “Além da questão esportiva, essa corrida é um evento comemorativo, mas não podemos esquecer que a data rememora a luta das mulheres e que ainda temos muito que evoluir como sociedade”, disse.

Sem limites de idade
O casal “Seu Nonô e dona Verinha” marcaram presença no evento. Aos 78 anos, dona Verinha participou da prova e ficou em 22ª colocada na categoria geral e em primeiro na categoria de idade. Quem também fez bonito foi a Maria das Graças Pontes, de 58 anos, primeira colocada na categoria de idade. Ela começou a correr há 10 anos. “Correr é a melhor coisa do mundo! A corrida está no meu cardápio: alimenta o meu corpo e a minha alma”, concluiu.