Sexta, 10 Fevereiro 2012 14:50

Educação divulga números da Campanha de Matricula 2012

A Campanha de matrícula 2012, promovida pela Secretaria de Educação, fechou a primeira semana do ano letivo com um total de 42.300 vagas preenchidas. O resultado superou as expectativas da equipe de coordenação de matrícula que contabiliza ainda, 2.581 vagas disponíveis que devem ser escolhidas durante a próxima semana.

Para a Coordenadora do setor de Coordenação de Matrícula da Secretaria de Educação, Tânia Maltez, o sucesso é resultado dos benefícios alcançados com a reforma das unidades escolares, uma das prioridades do governo do prefeito Paulo Mustrangi.

“A campanha de matrícula foi bem sucedida por causa da conscientização sobre a importância das escolas de bairro, que foram resgatadas e reformadas. Isso fortaleceu o setor de matrícula. O programa Mais Educação, também foi essencial na escolha dos pais”, Tânia.

A Secretaria de Educação, Cláudia Quintanilha, afirma que todos os atendimentos foram feitos levando em consideração a proximidade da escola com as residências dos estudantes.

“Todo esse sucesso é um reflexo da política que está sendo adotada pelo Governo Mustrangi desde 2009 de reforma das dos Centros de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, com o objetivo de aumentar o número de vagas e oferecer um sistema de ensino pedagógico eficiente, que beneficia tanto os professores da rede quanto os alunos e pais que podem contar com uma equipe preparada para atender todas as demandas. Os alunos foram encaminhados, na medida do possível, para as escolas mais próximas de suas casas, o que representa segurança e tranquilidade para todas as mães”, disse a Secretaria de Educação, Claúdia Quintanilha.

De acordo com a Secretaria de Educação, a procura maior foi pelas escolas que oferecem o programa “Mais Educação”. “Muitas mães ficam mais tranqüilas quando podem deixar seus filhos com segurança na escola até a parte da tarde. Além disso, o projeto aproxima os professores dos alunos e os prepara para o mercado de trabalho”, contou Tânia.

O Programa “Mais Educação” foi implantado em 2010 e conta com aproximadamente, 11 mil alunos, em 64 escolas. O sistema oferece uma série de atividades no contraturno para melhorar o desempenho escolar dos estudantes. As unidades contempladas podem escolher até 6 das 39 atividades oferecidas: letramento, matemática, língua estrangeira, laboratório de ciências, vôlei, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, judô, karatê, tae kwon do, ginástica, capoeira, dança, hip-hop, teatro, grafite, desenho, escultura, pintura, jornal, rádio, fotografia, pintura, desenho, escultura, Com Vida / Agenda 21, horta, recreação, xadrez, direitos humanos, banda fanfarra, percussão, coral, flauta, cineclube, práticas circenses e promoção da saúde.

Embora o Mais Educação tenha sido criado em 2007 pelo governo federal, apenas no ano de 2009 o programa começou a ser implantado em Petrópolis, com aproximadamente 4 mil alunos em 41 escolas. Em 2010, 4.699 alunos participaram das atividades e estava previsto um aumento de 30% para 2011, mas foi melhor ainda porque a Secretaria de Educação alcançou 7.366 vagas, superior a 50%.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).