Sexta, 03 Fevereiro 2012 14:22

Alto da Serra ganha coleta seletiva

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) ampliará mais uma vez o programa Coleta Seletiva Porta-a-Porta. A partir do dia 24 de fevereiro, o Alto da Serra passa a contar com o serviço, que beneficiará diretamente cerca de 70 mil pessoas.

A partir do número 1.500 da Rua Teresa, onde começa o Alto da Serra, serão atendidos locais como Chácara Flora, Dr. Sá Earp, Morro dos Ferroviários, Oswero Vilaça, Padre Feijó, D. João Braga e início da Lopes Trovão, entre outros. Por isso, desde a última quinta-feira (02), uma equipe de sete funcionários da Companhia percorre todo o bairro, informando os moradores e comerciantes sobre o programa.

Entre as orientações estão dicas para a separação de papel, plástico, vidro, metal, pilhas, baterias e óleo vegetal do lixo orgânico (restos de comida) e cuidados para maior eficiência na destinação dos itens recicláveis às cooperativas. O material é transformado em artesanato e produtos variados, possibilitando o reaproveitamento do lixo que antes era destinado ao aterro sanitário.

Para o presidente da Comdep, Anderson Juliano, a expansão para o Alto da Serra faz sentido. “Começamos pelo Morin e pela Mosela e logo conseguimos atender bairros adjacentes a estes, como o Bingen e agora o Alto da Serra. Em todos esses locais, buscamos inserir a cultura da reciclagem, conscientizando a todos de seu papel”, declarou.

A chegada do programa ao Alto da Serra, que já tem coleta domiciliar diária, foi bem recebida pelos moradores. É o caso de Valdima Ramos, que reside no bairro há 22 anos. “Minha filha já participa da coleta seletiva no Bingen e agora eu também poderei contribuir. Sempre separei meu lixo e é muito bom que a Comdep o recolha na nossa porta e destine às cooperativas de reciclagem, estimulando até esses empregos. Essa iniciativa será maravilhosa para o nosso bairro”, disse, animada.

Para atender à demanda, a Comdep disponibilizará quatro caminhões. A coleta será feita semanalmente, todas as sextas-feiras. O serviço é disponibilizado ainda no Bingen (às segundas-feiras), Mosela (terça), Valparaíso (quarta) e Morin (quinta).