Terça, 05 Junho 2012 19:13

Semana do Meio Ambiente começa com foco voltado para a biodiversidade

Eventos continuam até quarta-feira

A Prefeitura de Petrópolis deu o pontapé inicial em mais uma edição anual da Semana de Meio Ambiente no último sábado (02). A abertura aconteceu na Concha Acústica do Museu Imperial e atraiu cerca de 150 pessoas.

No primeiro dia da programação, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu um ciclo de palestras voltadas para temas como biodiversidade e bem-estar animal. Na ocasião também foram destacados os avanços que a cidade conquistou na área ambiental nos últimos três anos.

“Uma pesquisa da ONG SOS Mata Atlântica aponta que Petrópolis teve desflorestamento zero, posição que mantemos desde 2009. Além disso, tivemos um aumento de 350% na arrecadação do ICMS ecológico, o que indica mais que o triplo de ações sustentáveis nos últimos anos, nos colocando em 11º lugar em todo o estado. A cidade tem muito que comemorar quando o assunto é sustentabilidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna, citando ações como a inauguração do Parque Natural Municipal e a criação do monumento Pedra do Elefante.

O primeiro palestrante foi Ricardo Ganem, chefe da Reserva Biológica de Araras, que apresentou a importância do contexto regional na atuação do Instituto do Meio Ambiente (Inea), além de explicar o que são unidades de conservação, seus tipos e o trabalho dos Guarda Parques nestes locais.

O estudante de Biologia Tamio Itida foi um dos que viram no evento a oportunidade de aprender mais sobre o assunto. “Petrópolis está inserida no bioma da Mata Atlântica, e por isso é tão importante falar da nossa biodiversidade e mostrar a riqueza que temos na região. É conhecendo que as pessoas passam a respeitar”, analisou o aluno, que vai participar também da Caravana Ecológica na próxima terça-feira (06).

As palestras continuaram durante toda a tarde de sábado. A dra. Rosana Portugal, chefe do Núcleo de Bem-Estar Animal, apresentou o trabalho desenvolvido por esta divisão da Secretaria de Meio Ambiente, seguida pela temática “Medicina Veterinária do Coletivo”, voltada para os profissionais da área. Por fim, foi apresentado o projeto da Unidade Móvel de Educação e Esterilização em Saúde, o “castramóvel”. A previsão é que a iniciativa seja implantada na cidade até o fim do ano.

Parque Natural sedia eventos da “Semana”

A Semana do Meio Ambiente continuou no domingo (03) com muita energia e disposição. A Secretaria promoveu uma caminhada no Parque Natural, na Avenida Ipiranga, às 10h30, e, durante todo o dia, o Parque recebeu 663 visitantes.

Quem participou do passeio guiado teve a oportunidade de percorrer as trilhas Rodolph Born e Casa da Mata, somando 1.630 metros no trajeto de ida e volta, e aprender sobre sua flora e fauna. A área de 16,7 hectares é o único fragmento da Mata Atlântica em estágio avançado no primeiro distrito.

Esse foi um dos motivos que levaram Elisa Lima a comemorar seus 23 anos no Parque. “É um excelente espaço e acessível, tão próximo ao Centro”, avaliou a pedagoga, que convidou amigos e familiares para um piquenique na área de convivência.

O local também foi escolhido pela fisioterapeuta Silvana Wazlawick para uma aula de pilates ao ar livre. Ela trabalha como professora em um estúdio e procurava um espaço para realizar aulas periódicas. “Ouvi falar muito bem do Parque Natural, que acabou se tornando o local escolhido para trazer os alunos. Gostei muito do espaço e vamos fazer aulas todo primeiro domingo do mês”, anunciou a professora.

Os interessados em saúde e bem-estar também puderam assistir a uma aula de tai chi chuan no platô. O professor Rafael Mota demonstrou as posturas e movimentos típicos deste estilo de arte marcial chinesa.

Na segunda-feira (04), a Secretaria de Meio Ambiente promoveu outros dois passeios guiados pelas trilhas: um às 10h30 e outro às 14h30.

Mais atrações até quarta-feira

O evento continua na Praça da Liberdade na terça, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a realização da 11ª edição da Caravana Ecológica. Com o tema “Queimadas: salve o verde antes que tudo vire cinza”, a abertura terá apresentação da banda musical do 32º BMItz. A Caravana segue até às 17h com palestras, apresentações e exibições de filmes relacionados ao tema, além de contar com a participação das secretarias de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA), Saúde e da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e exposições de escolas das redes pública e particular.

Na quarta-feira (06), último dia da Semana do Meio Ambiente, quem ainda não conhece o Parque Natural terá a oportunidade de descobrir este espaço de contemplação da natureza em pleno Centro Histórico através de visitas guiadas, que acontecem novamente às 10h30 e às 14h30.