Segunda, 04 Junho 2012 19:09

Alunos de 26 escolas da rede municipal participam da primeira fase da OBMEP

Começa nesta terça-feira (5), a primeira fase da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos. A iniciativa foi criada por professores do Instituto de matemática Pura e Aplicada, mantida pelo Ministério da Educação e da Ciência e Tecnologia e já é reconhecida como a maior olimpíada de álgebra do Brasil.

Participam os alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A primeira fase é feita nas escolas, onde as provas são corrigidas pelos professores. Já a segunda fase ocorre em centros de aplicação e participam os 5% com melhor classificação. Estudantes de 26 escolas municipais da cidade participarão desta primeira fase.

“Essa é uma parceria da educação que estimula o estudo da matemática e nos mostra os grandes talentos que, desde cedo, devem ser revelados e apoiados pelos professores da rede municipal de ensino. Todos os anos conseguimos mostrar os talentos da nossa cidade e, em 2012, não será diferentes. À todos os participantes, desejo boa sorte e atenção”, disse a secretária de Educação, Cláudia Quintanilha.

Iniciada em 2005, a OBMEP teve, em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos inscritos, representando mais de 98% dos municípios brasileiros. Agora, em 2012, foram cadastrados mais de 19,1 milhões de alunos de 46.728 escolas. Em 2011, foram agraciados com menção honrosa, 30.012 alunos, dos quais 61 são petropolitanos.

A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Essa premiação é baseada exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase. No dia 15 de agosto serão divulgados os nomes dos classificados para a segunda fase. Já as provas serão efetuadas no dia 15 de setembro e o resultado final será publicado no site da OBMEP no dia 30 de novembro de 2012. Ao todo, serão concedidas quinhentas medalhas de ouro, 900 novecentas de prata, 3100 de bronze e até 46.200 certificados de Menção Honrosa, neste ano.

Além disso, aos 4.500 alunos premiados na OBMEP 2012 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2013, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no Programa dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2013.