Segunda, 04 Junho 2012 19:08

Escola Municipal Dr. Rubens de Castro recebe 400 netbooks

Os alunos do sexto ao nono ano da Escola Municipal Dr. Rubens de Castro foram os terceiros beneficiados com o programa Petrópolis Inteligente. Os estudantes receberam 400 netbooks, iniciativa do governo municipal que tem como objetivo erradicar a exclusão digital dos estudantes por meio de conteúdos educacionais pedagógicos que utilizam a tecnologia como referência.

Durante o evento, Sheila Guimarães, chefe de Gabinete do governo municipal, representando o prefeito Paulo Mustrangi, destacou que “é com satisfação que represento, hoje, o prefeito, em uma noite tão especial. Agradeço toda a dedicação das secretarias empenhadas em fazer desse programa, um sucesso educacional. Estamos investindo no futuro dessas crianças, para que todas tenham acesso à inclusão digital, um direito de todo cidadão. Petrópolis está em destaque no estado por causa dessa preocupação com o futuro das nossas crianças. Parabéns e aproveitem, esses nets são de vocês”, disse.

A diretora da unidade, Eliane Reinolt agradeceu a dedicação do governo municipal. “Estamos vivendo um momento único na rede. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e mais feliz fiquei quando soube que a nossa escola seria uma das primeiras beneficiadas. Vamos trabalhar com carinho e aproveitar ao máximo essa tecnologia”, contou.

Para Roberta Nogueira, mãe de dois alunos beneficiados, o netbook vai facilitar o acesso às informações. “Acho muito interessante esse projeto. Fico feliz porque meu filho, agora, vai poder navegar pela internet e ficar por dentro do que está acontecendo no mundo. Além disso, ele vai se informatizar. Estou muito feliz e agradecida”, desabafou.

A professora Cátia Guedes acrescentou que a oportunidade de um novo tipo de aprendizado é única para as crianças e vai ajudar no trabalho dos professores. “Esse acesso a informação tecnológica, muitos deles não possuem em casa. O net é uma ferramenta de trabalho que vai nos auxiliar na rotina diária”, disse.

O programa criado por Mustrangi denominado “Petrópolis Inteligente”, engloba, além dos netbooks, a implementação das salas do ProInfo, e o novo Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT), com a instalação do Ecocentro, que faz o recondicionamento de equipamentos eletrônicos doados pela população, do Centro de TreinamentoTecnológico (CTT), do Centro de Treinamento Multiplicador (CTM) e dos Telecentros Comunitários.

No primeiro lote de entregas, do netbooks, foram selecionadas 29 escolas municipais com mais de 190 alunos matriculados do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, que receberam laboratórios do ProInfo Urbano e têm acesso à internet através do Programa Banda Larga do Governo Federal. A próxima entrega será feita n a terça-feira, 05 de junho, na Escola Municipal Josemar Contage, em Corrêas.

Objetivos do ProUca

O Programa Um Computador porAluno (ProUca) é um programa de governo federal em parceria com as prefeituras de todo país que, além de garantir a inclusão tecnológica em todas as bases da população, vai permitir a capacitação dos professores através de cursos.

O programa também desenvolve novas práticas pedagógicas, enriquecimento do processo de aprendizagem, ampliação das condições de formação do professor e apoio à capacidade de gestão da escola.

Outro objetivo é alcançar a inclusão digital dos alunos da rede pública, preparando-os para o mercado de trabalho e colaborando com a ideia de Petrópolis – Tecnolópolis, ou seja, uma cidade inserida no contexto de inclusão digital.

O ProUca foi criado pelo Decreto Federal, nº 7243, de 26 de julho de 2010, editado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inserido no programa Federal de Inclusão Digital.

Durante o encontro, as crianças entregaram cartazes de agradecimento ao prefeito para a equipe de governo e a banda Marcial Imperial, formada por alunos da escola, se apresentou para a comunidade. Participaram do evento o secretário de Ciência e Tecnologia, Robson Cardinelli, a secretária de Educação, Cláudia Quintanilha, o secretário de Obras, Stênio Nery e o vereador João Tobias, representando a Câmara Municipal.