Sexta, 13 Janeiro 2012 15:40

Prefeitura inicia dragagem no Cascatinha

Na manhã da última quinta-feira (12/01), o prefeito Paulo Mustrangi e o secretário de Obras, Stênio Nery, acompanharam a ação de dragagem do Rio Itamarati, na altura do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no Cascatinha. A operação se deve à elevação do nível pluviométrico do rio, tendo em vista que no início de 2011, próximo ao período de Carnaval, transbordou e afetou algumas residências.

Para Mustrangi a limpeza do rio é fundamental para dar tranquilidade aos moradores. “Este trecho apresenta um volume considerável de água, principalmente durante as chuvas. A dragagem é importante porque retira todo o material que obstrui ou atrapalha o fluxo das águas. Estamos realizando a dragagem em diversos pontos da cidade”, comentou.

Neste primeiro momento Prefeitura realiza o desassoreamento do trecho e reúne o material que deverá ser retirado pelos caminhões da Secretaria de Obras. Concluindo este procedimento o maquinário será encaminhado aos bairros Duarte da Silveira, Castrioto e Quitandinha, seguindo o cronograma estabelecido pelo órgão municipal.

Há cerca de 20 anos morando no local, a professora Ligia Tavarez analisa de forma positiva a dragagem. “Em janeiro de 2011, a chuva fez o rio transbordar. Estamos satisfeitos com o início deste trabalho de prevenção. Assim, podemos ficar mais tranquilos nas próximas chuvas”, disse. Já o morador Marco Antônio resumiu: “Excelente iniciativa”.

As intervenções são executadas onde se verifica maior estrangulamento no leito e no curso das águas. Por meio de uma ação em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), desde setembro, a Prefeitura acompanha e fiscaliza a dragagem e desassoreamento em algumas regiões da cidade.

Recentemente, a dragagem foi feita no entorno do Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Corrêas e Araras. Vale lembrar que a Prefeitura continua os serviços no rio Palatinato, que corta a Rua da Imperatriz, em Itaipava e no Vale do Cuiabá.