Sábado, 19 Mai 2012 18:06

“O direito à educação infantil de qualidade” é o tema da Semana de Ação Mundial 2012

Mais de 100 países unidos em busca do direito à educação infantil de qualidade. Com esse objetivo, a Campanha Global pela Educação promove, de 20 a 27 de maio, a Semana de Ação Mundial 2012 - SAM. Para participar da ação, professores petropolitanos da rede municipal de ensino montaram um cronograma com atividades lúdicas e exposição dos trabalhos montados pelas crianças, com o objetivo de mostrar o que os professores, pais e alunos esperam de melhora na qualidade do ensino infantil.

No Brasil, a Semana é organizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produz e distribui materiais de apoio e realiza inúmeras atividades junto com diversos parceiros. Este ano, a SAM será realizada em conjunto com a Semana Mundial do Brincar, organizada pela Aliança pela Infância, movimento mundial – Alliance for Childhood - uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças.

Nas escolas da rede pública, as crianças terão a oportunidade de mostrar o que desejam de melhoria no atendimento através de atividades que as professoras promoverão durante toda a semana nos CEI’s e EMEI’s (escolas que atendem à educação infantil e ensino fundamental). A ideia é chamar a atenção da sociedade e dos governantes por meio de desenhos, histórias e cartazes. Os pais e responsáveis também poderão expor suas ansiedades e desejos durante as atividades. Tudo o que for produzido será colocado em exposição no Centro de capacitação Frei Memória, a partir das 9h do dia 28 de maio.

“O governo municipal vem trabalhando incansavelmente em defesa da educação infantil de qualidade. Não podemos permitir que os Centros de Educação infantil sejam considerados apenas espaços onde os pais deixam os filhos para serem cuidados. Além do cuidado, do amor e do lúdico, o pedagógico qualificado tem que estar presente. Nossos espaços defendem, desde 2009, o direito da criança a esta educação infantil de qualidade, pois todas as ações são pensadas e discutidas para o bem estar e desenvolvimento infantil”, disse a secretária de Educação, Cláudia Quintanilha.

Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades na creche, na escola, na universidade, na praça, no parque, no teatro, na biblioteca, enfim, juntando todos que acreditam na educação infantil de qualidade como direito das crianças e das famílias.