Quarta, 16 Mai 2012 17:46

GGI-M anuncia instalação de 20 câmeras em Petrópolis

Na tarde desta terça-feira (15), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) se reuniu para anunciar a instalação de vinte câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade. O equipamento entrará em funcionamento após a assinatura do contrato com a empresa vencedora do certame licitatório.

Serão instaladas três câmeras na Rua Teresa, uma no Alto da Serra, duas na Rua do Imperador, uma na Joaquim Moreira, uma na Praça Visconde da Mauá, duas na Rua Paulo Barbosa, uma na Rua 16 de Março e outra na Aureliano Coutinho. Também serão instalados equipamentos na Avenida Tiradentes em frente à Catedral, uma na Avenida Ayrton Senna no Quitandinha, uma na Rua Paulo Hervê no Bingen, uma na Rua Barão do Amazonas e quatro na União e Indústria em Itaipava.

No orçamento original da licitação das câmeras, estava previsto o gasto de R$ 792 mil reais. A empresa vencedora ganhou com o valor de R$ 559 mil, e o restante da verba - R$ 232 mil - será usado para a compra de equipamento para outros pontos da cidade.

Segundo o secretário de Segurança, Hélio Moura, a operação com câmeras será realizada em parceria com a Polícia Militar, que terá acesso ao material gravado por meio de link direto. O secretário disse também que em uma próxima reunião com a Secretaria de Segurança, a Polícia Militar e a Guarda Civil será planejada uma estratégia de ação para cuidar dos delitos flagrados pelas câmeras.

Na ocasião foi apresentado o novo comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Rubens Peixoto, que em apenas duas semanas no cargo já conseguiu trazer visibilidade para a PM em Petrópolis. Segundo ele é preciso que aconteçam ações policiais em vários locais ao mesmo tempo, que haja o chamado “rodízio de guarda”, ou “policiamento de circuito”.

Rubens Peixoto explicou o processo do rodízio, que consiste em não deixar que a viatura permaneça 12h no mesmo local. Como há sempre uma alteração de ponto fixo, os policiais que fazem a segurança não perdem o foco.

“Quando ficamos observando o mesmo ponto durante muito tempo, começamos a só enxergar os padrões, e assim, perdemos a concentração e deixamos passar muita coisa”, afirmou o tenente-coronel.

Em 24h de serviço, são 55 pontos de operação em toda cidade, incluindo locais como Posse e Itaipava. Mas destes pontos citados, 37 estão localizados na área central da cidade, que é onde acontece a maior parte dos delitos cometidos.

Durante a reunião também entrou em pauta assuntos relacionados à segurança na Rua Nelson de Sá Earp e Praça Visconde de Mauá nos fins de semana.