Sábado, 14 Abril 2012 18:30

Prefeito inaugura Parque Natural Municipal de Petrópolis

Após anos de luta e dedicação, o prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado pela primeira-dama Marileine Mustrangi e sua filha Raísa, inaugurou o Parque Natural Municipal de Petrópolis na manhã desta sexta-feira (13). A partir de agora os petropolitanos passam a contar com um espaço de lazer e contemplação da natureza em pleno Centro Histórico.

“O Parque Natural é uma conquista de toda a sociedade petropolitana. São anos de luta para estarmos aqui hoje entregando este lugar de contemplação, de cultura e de preservação ambiental. Quando trabalhei como secretário de Meio Ambiente do município, registrei este espaço no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente e demos início para consolidarmos a construção do parque. Poucas cidades neste país possuem uma área desta magnitude. Muitas mudanças ainda serão necessárias, mas serão feitas em conjunto com a sociedade. Tenho muito orgulho de trabalhado para que este parque tenha se tornado realidade, depois de tantos anos de promessa”, disse Mustrangi, que agradeceu especialmente as equipes da Comdep e do Meio Ambiente pelo trabalho realizado.

O prefeito ainda homenageou a família de Rodolph Born (a esposa Laita e as filhas Mirian e Iris) que trabalhou e dedicou parte de sua vida pela concretização do Parque Natural Municipal de Petrópolis.

O espaço, que conta com 16,7 hectares de área com estágio avançado de Mata Atlântica, disponibiliza a população duas trilhas para caminhada de dificuldades baixa e moderada, com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e volta. Além disso, o parque oferecerá um amplo espaço de contemplação da natureza, com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades.

Oito homens da Guarda de Proteção Ambiental (GPA) serão responsáveis pela segurança do espaço. Futuramente a sede do GPA será transferida para o parque. Também serão contratados guias especializados para o atendimento da população e dos turistas.

O Parque Natural funcionará diariamente, de 7h às 17h (no horário de verão, o funcionamento será até às 18h), e a expectativa é que atraia cerca de 100 visitantes por dia.

“O prefeito Paulo Mustrangi lutou muito por esta conquista, que é o Parque Natural. Nós trabalhamos da maneira correta e posso citar aqui que o ICMS Ecológico aumentou quase 300% durante os três últimos anos, na gestão do prefeito. Nós temos a Coleta Seletiva de Porta em Porta, que já recolheu mais de mil toneladas de resíduos. São ações como esta que mostram o nosso comprometimento com a meio ambiente”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Igor também destacou a beleza do local e disse que “o espaço será abençoado que trará mais qualidade de vida para os moradores de Petrópolis. Agradeço ao prefeito Paulo Mustrangi pela dedicação em abrir o parque para a população. Quero lembrar que governos passados perderam verbas e não conseguiram levar adiante ES te projeto em prol dos petropolitanos”.

A Prefeitura de Petrópolis optou por dividir em fases a execução das obras, com o objetivo de permitir sua abertura à população o mais breve possível. Investimentos de R$ 300 mil da Prefeitura de Petrópolis e da Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Rio permitiram, na primeira fase, a demarcação das trilhas, reformulação do pórtico e pavimentação da entrada até a parte superior do parque com bloquetes intertravados. Também foi feita a drenagem da via de acesso, limpeza e acerto das trilhas, instalação de pontes e guarda-corpos, isolamento da casa em ruínas e paisagismo.

Nas etapas seguintes da obra, com investimento de mais R$1,2 milhão, as trilhas serão expandidas e será construída a sede administrativa com café e centro de visitantes, que abrigará atividades de Educação Ambiental e pesquisa. Outra atração será o jardim sensorial, onde todos terão a oportunidade de usufruir da flora por meio dos sentidos, com estímulos às cores, texturas e aromas das plantas.

No início do evento, o padre Jac realizou a benção do Parque Natural Municipal de Petrópolis e o coral dos alunos da LBV também se apresentaram com temas relacionados ao meio ambiente. O Coral Municipal de Petrópolis ainda cantou a música “Planeta Água”, em homenagem à inauguração do parque.

Participaram do evento o deputado estadual Marcos Soares, os vereadores Renato Thomé e Marcio Arruda, além de secretários municipais, autoridades civis e religiosas e alunos da rede municipal e particular.