Quinta, 06 Junho 2024 16:16

Prefeitura de Petrópolis assina acordo com OSCIP planetapontocom para cuidar dos rios da cidade

A Prefeitura de Petrópolis e a OSCIP planetapontocom assinaram na última quarta-feira (05), um termo de cooperação para implementar o programa 'Esse Rio é Meu' em 190 unidades escolares da rede municipal da cidade. O projeto, que irá atuar com mais de 35 mil crianças e jovens, tem como objetivo transformar os estudantes em protagonistas na recuperação e conservação dos rios próximos às suas escolas.

A implementação do programa em Petrópolis reforça o compromisso do planetapontocom de desenvolver soluções inovadoras para a educação pública brasileira, com e por meio de causas.

Para Silvana Gontijo, presidente da planetapontocom, o objetivo agora é fazer de Petrópolis uma cidade ainda mais dedicada e capaz de cuidar dos seus rios. “Não havia data melhor para que o termo fosse assinado, estamos celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente em Petrópolis! Com essa assinatura, estamos promovendo um acordo que une Educação, Meio Ambiente e Cultura”, comemora Silvana.

A cerimônia de assinatura do termo de cooperação aconteceu na Casa dos Conselhos e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Petrópolis e do embaixador do programa ‘Esse Rio é Meu’, Thiago Lacerda.

Os rios - A iniciativa impactará 51 rios e córregos, sendo eles: os rios Acima, Avé-Lallemant (Vale das Videiras), Araras, Bengalas, Bonfim, Bonito, Boa Vista, Canta-galo, Capim ou do Pião, Carvão, Cascata, Cidade (Fazenda Inglesa), Cuiabá, Fagundes, Formiga, Frades, Itamarati, Jacó, Maria Comprida, Paladino, Pardo, Pequeno, Piabanha, Poço do Ferreira, Preto, Quitandinha, Santo André, Santo Antônio e São Francisco; e os córregos Barro Preto, Berto, Brejal, Capim-roxo, Cascatinha, Caxambú, Gambá, Grande, Jacuba, Manga Larga, Mata-cavalo, Membeca, Nunes, Paiolzinho, Ponte de Ferro, Poço d'Anta, Prata, Ribeirão Retiro das Pedras, Santa Catarina, Secretário e Sujo.

O programa também está presente em Itabira (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e, neste ano, está se expandindo para as cidades de Cachoeiras de Macacu (RJ), Cabo Frio (RJ), Magé (RJ), Queimados (RJ), Japeri (RJ), São José dos Pinhais (PR), Jacareí, Paulista (PE) e Olinda (PE).