Quarta, 05 Junho 2024 10:14

Decisão da Justiça Federal reforça necessidade de obras imediatas da Nova Subida da Serra

A mobilização de milhares de petropolitanos, que sinalizaram em abaixo-assinado a necessidade de retomada imediata das obras da Nova Subida da Serra, começou a surtir efeito: nesta semana, a Justiça Federal determinou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres, o Governo Federal e a Concer tomem providências para readequar e executar as intervenções.

As obras da Nova Subida da Serra foram iniciadas em 2013 e paralisadas em 2016, após 46,7% de conclusão, em meio à grave crise política e econômica vivida pelo Brasil e um grande imbróglio judicial.

Mais de 6,3 mil cidadãos assinaram a petição online em defesa da retomada imediata das obras.

Obras significam retomada da economia e segurança para passageiros

Em audiência na Câmara dos Deputados, realizada no mês de abril, diversas entidades da sociedade civil organizada deram apoio à campanha pela retomada imediata das obras iniciada pela petição online. Vários foram os fatores apontados. Segundo a Fecomércio-RJ, o prejuízo para a economia do Estado com a paralisação chega a R$ 6 bilhões.

Outro fator destacado foi a segurança para os usuários. Na última forte chuva, em março, a subida da Serra ficou fechada por 27 horas.

As obras também possibilitam a municipalização da pista atual, tornando possível a ligação entre o Bingen e Quitandinha.