Quarta, 29 Mai 2024 14:49

Prefeitura promove capacitação de mediadores escolares

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo e do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Petrópolis da Paz, promoveu nesta terça (28), a aula inaugural do curso de capacitação de professores e profissionais que atuam nas unidades de tempo integral da rede municipal de ensino. A atividade contou com a participação da juíza da Vara da Infância e Juventude, da comarca do Rio de Janeiro, Vanessa Cavalineri, que apresentou o Protocolo Eu Te Vejo, - que busca conscientizar as escolas, famílias e o sistema de Justiça sobre as causas da violência escolar e apontar estratégias para combatê-la.

Palestrante convidada, a juíza Vanessa Cavalieri elogiou a iniciativa de Petrópolis e apresentou um pouco de sua experiência à frente da comarca. Responsável por julgar adolescentes infratores, ela destacou a realidade do bullying escolar e seus desdobramentos e consequências. Ela atuou em diversos casos de adolescentes que praticaram de ataques a escolas e destacou que, em todos os casos similares, os autores sofreram violação na infância ou na adolescência e/ou bullying na escola. Ela está a frente do Protocolo Eu Te vejo, iniciativa da Vara da Infância e Juventude e do CEJUSC de Justiça Restaurativa, que aponta estratégias para combater a violência e visa transformar as relações dentro das escolas, com o objetivo de tornar o ambiente mais respeitoso, acolhedor e inclusivo.

A formação em Mediação Escolar e Cultura de Paz - 2024 é ministrado pelo Petrópolis da Paz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Nesta edição, a formação é direcionada aos professores e/ou profissionais voltados à educação socioemocional, que atuam nas 27 escolas de tempo integral.