Sábado, 25 Mai 2024 12:22

Prefeitura inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em 3 de junho

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai lançar a campanha de vacinação contra a Poliomielite no próximo dia 3 de junho. O "Dia D" de mobilização está marcado para 8 de junho, e a campanha se estenderá até o dia 14.

As vacinas estarão disponíveis nas 15 salas de vacinação do município. No "Dia D", outras duas unidades de saúde – PSFs Castelo São Manoel e Castrioto – também estarão abertas para facilitar o acesso da população à imunização. Nesta data, um posto de imunização também será montado no Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra.

A campanha tem como objetivo vacinar crianças que estão em atraso com o esquema da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) e intensificar a vacinação com a vacina oral (VOP). Esta será a última campanha que utilizará a VOP, popularmente conhecida como a "gotinha", marcando um momento histórico de transição para que em 2025 o reforço seja feito apenas com a vacina VIP.

A vacina VOP será administrada a todas as crianças a partir de um ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias que já tenham recebido as três doses da VIP. Essa estratégia visa garantir uma proteção abrangente e reforçada contra a poliomielite, uma doença grave que pode causar paralisia permanente.