Quinta, 23 Mai 2024 10:39

Governo estadual acumula dívida de R$ 4,8 milhões com as UPAs de Petrópolis

O atraso nos repasses do Governo do Estado destinados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Petrópolis tem gerado preocupação para a Prefeitura. Os recursos essenciais para o funcionamento adequado das unidades de Cascatinha, Centro e Itaipava não tem chegado conforme esperado. A dívida já ultrapassa a marca dos R$ 4,8 milhões, comprometendo a qualidade do atendimento prestado à população.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem enviado ofícios regularmente à Secretaria de Saúde do Estado, solicitando a regularização dos repasses.

O débito acumulado pelo Estado, no entanto, já ultrapassa os R$ 15,4 milhões, abrangendo não apenas os valores destinados às UPAs, mas também aqueles referentes ao Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) (R$ 2,3 milhões) e aos atendimentos oncológicos (R$ 2,4 milhões), assim como os recursos destinados à farmácia básica, atendimentos de cardiologia, hemodiálise e SAMU. Apesar das dificuldades enfrentadas, a Prefeitura garante o atendimento na rede saúde do município.