Sexta, 10 Mai 2024 10:53

Petrópolis integrará projeto piloto em tecnologia que envia alerta por celular independente de cadastro

Projeto piloto foi debatido em reunião da equipe com equipe do Governo Federal

Os alertas enviados pela Defesa Civil de Petrópolis, enviados por mensagem de texto, serão emitidos independente de cadastro para todos os cidadãos petropolitanos. A cidade vai participar do projeto piloto da emissão de alertas pela tecnologia “cell broadcast”, que prevê o envio das mensagens para todos os números registrados em determinado município.

Os treinamentos começam nas próximas semanas nos municípios-piloto, incluindo Petrópolis, e os testes serão iniciados logo após: “Há um ano e meio, os alertas já são enviados de forma mais direta ao cidadão por meio do ‘flash SMS’, que emite diretamente na tela os alertas de nível muito alto. O envio de mensagens independente de cadastro é uma medida muito importante, que garante um novo patamar de segurança”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, o tenente-coronel Rodrigo Werner, a agenda institucional junto ao Governo Federal é importante para alinhar novas ações para o município: “A antecipação dos alertas com a nova tecnologia deve ter maior alcance à população, antecipando as ações de mitigação e possibilitando preservar vidas em caso de eventos extremos”, disse Werner.

O secretário Werner se reuniu com o Coordenador-Geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil nacional, Tiago Molina Schnorr; e com a Coordenadora-Geral de Gerenciamento de Riscos, Juliana Moretti, no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).