Sexta, 22 Março 2024 11:57

Parceria entre Prefeitura e Fazenda Vira Mundo transforma saúde bucal no Brejal

Desde o início da parceria entre a Prefeitura e a Fazenda Vira Mundo, em setembro de 2023, os atendimentos odontológicos vinculados à Unidade de Saúde do Brejal têm impactado significativamente a população da região. Com foco na prevenção, cuidado e manutenção da saúde bucal e geral, os serviços têm sido essenciais para os moradores, resultando em 418 cidadãos atendidos até dezembro do mesmo ano, incluindo consultas agendadas e de urgência.

Essa iniciativa tem proporcionado à população do Brejal acesso a uma variedade de serviços de saúde, desde palestras educativas até procedimentos odontológicos especializados. Com um total de 207 restaurações, 54 cirurgias e 10 acessos de canal realizados, além de 371 limpezas e 502 fluoretações, os benefícios se estendem além da saúde bucal, abrangendo o bem-estar físico e emocional dos cidadãos.

A parceria entre a Prefeitura e a Fazenda Vira Mundo tem se destacado pelos números expressivos de atendimentos e pela abrangência dos serviços oferecidos à população do Brejal. O prefeito Rubens Bomtempo destacou a importância dessas ações. "Estamos comprometidos em garantir o acesso da comunidade a serviços de saúde de qualidade, e essa parceria é um exemplo do nosso empenho nesse sentido."

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, ressaltou o impacto positivo dos serviços prestados, mencionando. "Os resultados obtidos até o momento demonstram a eficácia desse projeto na promoção da saúde bucal e no cuidado integral dos cidadãos daquela região", disse.

Durante os atendimentos, a equipe de saúde bucal da Fazenda Vira Mundo proporcionou orientações de higiene bucal, testagem para IST, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, entre outros serviços. Além disso, foram realizadas ações de conscientização à saúde do homem e da mulher, atendimento aos internos na instituição de recuperação de álcool e drogas (Padre Quinha) e fluoretação nos alunos das escolas públicas do Brejal.