Domingo, 17 Março 2024 11:53

Thaís Justen é a primeira secretária da Mulher de Petrópolis

Thais Justen vai comandar a Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para as Mulheres (SecMulher). O comunicado foi feito durante a reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), realizada na noite de quinta (14), na Casa dos Conselhos.

Com Thais Justen, já são 8 mulheres à frente de secretarias de governo da atual gestão. Coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM Tia Alice) desde o início da atual gestão, em dezembro de 2021, Thais Justen se destacou pelo excelente trabalho desenvolvido junto às vítimas de violência doméstica no município.

“A Secretaria da Mulher é resultado de um longo processo de construção das políticas públicas voltadas para as mulheres em nosso município e fico muito feliz em poder fazer parte disso. A Thais Justen tem a experiência e o conhecimento necessários, sendo a pessoa que poderá nos ajudar a fortalecer e ampliar ainda mais essas políticas”, disse Rubens Bomtempo.

A secretária-chefe de Gabinete e a presidente do Comdim, Luciane Bomtempo, comemorou a escolha de Thaís Justen para comandar a nova pasta. “Desde 2001, quando chegou ao governo pela primeira vez, o prefeito Rubens Bomtempo tem a preocupação de empoderar as mulheres, com cargos de chefia em pastas importantes, e criando serviços que hoje são referência, como o Cram, o Ônibus Lilás, além do fortalecimento dos instrumentos de participação popular, como o Comdim. As pessoas certas fazem a diferença quando estão nos lugares certos e eu tenho a certeza que a Thaís vai fazer a diferença, ampliando as políticas públicas em defesa dos direitos da mulher”, ressaltou.

A nova secretária da SecMulher agradeceu o convite feito pelo prefeito. “Recebo este convite com imensa alegria e fico muito feliz em fazer parte de uma gestão que reconhece e buscar garantir os direitos das mulheres. A Secretaria da Mulher é um importante instrumento para implementar as políticas públicas, e nenhuma conquista vem do nada, e por isso, vamos continuar a trilhar este caminho junto com a sociedade civil”, disse Thais.

A conselheira Ângela Alcântara, que já foi presidente do Comdim, falou da importância da SecMulher para Petrópolis. “Petrópolis tem 53% de sua população formada por mulheres. Ao longo dos anos estamos lutando para garantir nossos direitos e a implementação desta secretaria é uma vitória nossa”, disse.

Thais Justen Gomes

Formada em Direito na UFRJ, Thais Justen é pós-graduada em Direito Civil e Direito Médico e Hospitalar. Atualmente é mestranda em Direito pela UCP. Já atuou como advogada do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e teve duas passagens pelo CRAM (em 2016 e do início da atual gestão até o momento). Em 2016, recebeu o certificado de reconhecimento no exercício da profissão no que tange aos Direitos da Mulher, conferido pela OAB/Petrópolis.