Sexta, 15 Março 2024 09:50

Combate à dengue: Prefeitura reforça limpeza de chafarizes da cidade

A Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), reforçou a aplicação de cloro granulado nas bacias dos chafarizes desligados e fontes em diversos bairros, como medida de combate à dengue. Apesar de ficarem secos a maior parte do tempo, as chuvas registradas no município podem provocar o acúmulo de água nestes espaços, o que favorece a proliferação de larvas de mosquitos.

“O cuidado com os chafarizes realizado pela Comdep está alinhado com as demais ações do governo municipal, que segue trabalhando no combate ao mosquito da dengue. A Saúde, Comdep, Defesa Civil, assim como toda a Prefeitura, estão mobilizadas para reforçar ainda mais as medidas de prevenção contra larvas de mosquito, em especial do aedes aegypti”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Desde segunda-feira (11/03), as equipes realizaram a limpeza e manutenção dos chafarizes nas praças da Inconfidência, Liberdade, Águia, Nogueira e Cascatinha, além do Bosque do Imperador. A fonte situada em frente à Praça Dom Pedro, no Centro, também recebeu intervenções. Em todos esses espaços, a Comdep realizou a aplicação de cloro granulado.

“Intensificamos as rondas no Centro e nos bairros de Petrópolis para aplicação do produto. Estamos mantendo os chafarizes desligados e eles ficam secos em boa parte do tempo, mas, devido à chuva, pode ocorrer o acúmulo de água, formando poças. O claro não permite que os mosquitos se desenvolvam” explica o presidente da Comdep, Léo França.

Além do trabalho preventivo, a Comdep é responsável pela conservação desses equipamentos. As equipes possuem uma programação permanente de limpeza de chafarizes, que inclui a remoção de pichações, revitalização da pintura e a manutenção das bombas.