Segunda, 04 Março 2024 09:45

Ações de Prevenção e Cuidados Contra a Dengue no Dia D

Quarenta e uma unidades de saúde, de diferentes locais do município, abrirão neste sábado (2 de março), para participar do Dia D Contra a Dengue, promovido pela Prefeitura. Agentes de saúde da família farão visitas domiciliares em um trabalho de conscientização em relação à prevenção e aos cuidados com a dengue.

A forma mais eficaz de prevenir a dengue é eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Com a campanha, a Prefeitura espera mobilizar o maior número de pessoas possível para a prática dos 10 minutos semanais, tomando medidas para eliminar a água parada em calhas, garrafas, entre outros recipientes, colocando areia em pratos de plantas, mantendo bem fechados depósitos de água, entre outras ações.

O prefeito Rubens Bomtempo está convocando toda a população para participar das ações. “Precisamos fazer com que todos se conscientizem da responsabilidade de cada um de nós em eliminar os criadouros do mosquito em nossa casa, no nosso quintal. Somente assim, poderemos vencer essa batalha. O Brasil já registrou mais de 1 milhão de casos da doença. Temos que agir juntos”, disse.

Agentes de diferentes secretarias de governo estarão atuando neste sábado. “Somente das unidades de saúde, cerca de 300 funcionários vão atuar junto às comunidades levando informações e orientações aos moradores das regiões. Com essa estratégia poderemos atingir pessoas de todo município”, explicou Luana Mello, diretora do Departamento de Atenção Básica.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo informou que, de janeiro à 22 de fevereiro, foram realizadas 77.757 visitas em imóveis pelos agentes de endemias, com vistoria, colocação de larvicidas e eliminação de criadouros.

Mas é preciso que a sociedade se conscientize em fazer a sua parte. “A prevenção à dengue é crucial. O Ministério da Saúde estima que cerca de 75% dos criadouros estejam presentes nos domicílios. Ninguém pode ficar fora desta campanha”, ressaltou.

O Dia D acontece neste sábado (2 de março), das 9h às 17h, em todas as regiões da cidade e é coordenada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que reúne representantes das diferentes secretarias de governo. Além das ações neste dia, cada secretaria de governo está atuando com estratégia específica na campanha Rodos Contra a Dengue.

Confira a programação para este sábado e demais ações:

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e equipe da Academia da Saúde do Cremerie
- Panfletagem no Parque Natural Municipal Padre Quinha, Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (Itaipava) e Parque Cremerie.

Secretaria de Defesa Civil
- Sobrevoo com drone para identificar possíveis criadouros; acionamento de sirenes com mensagens para o combate à dengue; - SMS dengue; ação com os acumuladores.

Secretaria de Obras

- Eliminação e orientação em relação aos possíveis criadouros em obras públicas e privadas durante fiscalizações;

Comdep
- Reforço no serviço de recolhimento de pneus em borracharias ou locais de descartes irregulares;
- Reforço no recolhimento de entulho (Disque-Entulho);
- Reforço nos Programas PET Zero e o Coleta Seletiva.

Agentes de endemias, entre outros profissionais da Secretaria Municipal de Saúde
- Panfletagem nos Terminais Centro,
- Panfletagem com orientação nos Terminais Centro, Itamarati, Corrêas Itaipava e Rodoviária Leonoel Brizola;

Equipes de Saúde da Família
-Varredura no território trabalhando a conscientização quanto a prevenção e cuidados Contra a Dengue/ eala de espera/ trabalho em parceria com escolas, associação de moradores, igrejas, academia da Saúde.
Unidades participantes:

Unidades de Saúde participantes:

USF Alto Siméria
USF Santíssima Trindade