Quarta, 28 Fevereiro 2024 09:40

Prefeitura de Petrópolis presta apoio ao município de Japeri

Encontro de equipes para alinhamento de ações teve início na última sexta-feira (23) e segue em andamento

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, vem auxiliando ao município de Japeri, desde a última sexta-feira (23), em razão da forte chuva que atingiu a Baixada Fluminense e provocou escorregamentos, inundações e alagamentos, afetando a vida da população local. Além do apoio prestado por Petrópolis na elaboração de Planos de Trabalho para solicitação de recursos e o sobrevoo por drone das áreas afetadas, o Governo Municipal recebeu a prefeita de Japeri na sede da Defesa Civil municipal, juntamente aos demais secretários do município para uma troca de experiências.

"O objetivo do apoio de Petrópolis é levar o conhecimento adquirido pela nossa cidade para a gestão de Japeri. Este é o momento de todos darem a mão para que a solidariedade e a cooperação, que são fundamentais neste momento, prevaleçam. No passado nós contamos com o apoio de Japeri então, agora, é um prazer poder retribuir e compartilhar nossas experiências”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

O encontro que contou com a presença da prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, teve ainda a participação do secretário de comunicação, Rogério Sant’anna, do secretário executivo, Wallace Paes, e de outros membros da gestão municipal de Japeri, que foram recepcionados pela Prefeitura e pelo secretariado.

Segundo o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers, a equipe enviada para atuação em Japeri vem ajudando na continuidade de ações, como por exemplo, na análise das áreas de risco do local: “Neste momento, o trabalho da Defesa Civil de Petrópolis é de somar esforços na atuação nas três principais frentes: restabelecimento, reconstrução e habitação. Desde a sexta-feira (23), nossas equipes vêm trabalhando com a orientação geral em como proceder nas ações de resposta ao desastre”, concluiu Kempers.

A prefeita Japeri, Fernanda Ontiveros, ressaltou que as fortes chuvas que assolaram a baixada fluminense na quarta-feira (21) foram responsáveis por aumentar o número de bairros e pessoas afetadas. Além disso, a prefeita ainda destacou como a ajuda da Defesa Civil de Petrópolis foi primordial neste momento: “Toda a ajuda que Petrópolis tem dado para a gente é especial. Pois, neste momento, não é só você trazer o apoio, mas o olhar humanizado, o olhar técnico onde se pode observar os gargalos e assim fazer o planejamento muito rápido. Sempre seremos gratos pelo que a Prefeitura tem feito conosco”, finalizou a prefeita de Japeri.