Terça, 06 Fevereiro 2024 09:32

Prefeitura realiza mais de 12.400 exames de mamografia ao longo de 2023 pelo SUS

Petrópolis tem o que comemorar neste Dia Nacional da Mamografia, celebrado nesta segunda (5/02). Ao longo de 2023, a Secretaria de Saúde registrou a marca de 12.461 exames de mamografia realizados nas unidades públicas. A fila de espera pelo exame está zerada no município.

Hoje, os exames de mamografia são ofertados no Centro de Saúde Coletiva Prof. José Manoel Ferreira, no Hospital Alcides Carneiro, além da clínica conveniada HF. “Ficamos orgulhosos em zerar a fila para o exame e principalmente, atingir estes números porque com a mamografia, os profissionais podem identificar as alterações suspeitas nas mamas e assim, em caso de câncer, o tratamento pode ser iniciado precocemente, aumentando as chances de cura dos pacientes”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A mamografia é um tipo de radiografia das mamas que geram imagens com alta qualidade. Com o exame, é possível identificar as alterações suspeitas, mas, a confirmação de câncer é feita em laboratório.
Para facilitar o acesso aos exames e ampliar a cobertura, no Centro de Saúde as mamografias passaram a ser oferecidas em horários ampliados.
“Com a oferta dos exames no terceiro turno e também aos sábados podemos atender às mulheres que trabalham fora ou que não tem com quem deixar os filhos durante a semana para poder ir até a unidade de saúde. Foi uma medida muito importante para a saúde das mulheres de nosso município”, disse o secretário de saúde Marcus Curvelo.

O Dia Nacional da Mamografia tem como objetivo chamar a atenção para a importância do exame na detecção precoce de alterações nas mamas e foi instituída pela Lei nº 11.695/2.008.