Terça, 06 Fevereiro 2024 09:31

Ação na Praça da Liberdade marca a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

No sábado (3), a equipe das Áreas Técnicas de Saúde da Secretaria de Saúde, esteve na Praça da Liberdade em uma grande ação para marcar a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. O evento, promovido pela Prefeitura, ofereceu diversos serviços aos adolescentes e jovens que passaram pelo local com o objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de informações sobre a prevenção da gravidez prematura e sobre a saúde dos jovens e adolescentes.

A ação foi realizada entre 10h e 16h, com a abordagem do tema principal, com orientações sobre planejamento familiar, e ainda informações sobre tabagismo e cigarro eletrônico, doenças sexualmente transmissíveis com oferecimento de testes rápidos, além da realização de dinâmicas com a equipe do Ambulatório Escola e ainda oferta de atendimentos com nutrição, psicologia, assistência social, fisioterapia e psicologia. A ação contou com a participação do Grupo Reage Mãe e do Grupo Passinho da Serra que fizeram interação o público.

“Ações com essa são importantes para reforçarmos as orientações aos adolescentes e jovens de nossa cidade. A gravidez na adolescência é muitas vezes marcada por complicações como abortos espontâneos, partos prematuros e diabetes gestacional. Além disso, a gravidez prematura implica principalmente na formação educacional dos nossos jovens”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
No ano de 2023, foram registrados no município 268 partos de nascidos vivos com mães com idades até 19 anos. Apesar do número de gravidez entre jovens e adolescentes vir registrando queda progressivamente entre 2014 e 2022, os casos ainda são considerados altos.

O Secretário de Saúde, Marcus Curvelo, lembrou que a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi criada em 2019 e acrescentou novo artigo no Estatuto da Criança e do Adolescente. “A criação da semana é uma forma de estimular a discussão sobre o tema. É preciso que toda a sociedade se conscientize da necessidade de abordarmos p assunto, levando informações aos nossos adolescentes e jovens”, acrescentou.