Quinta, 01 Fevereiro 2024 12:24

Nosso Bairro do Retiro: Prefeitura monta força-tarefa na Comunidade do Neylor

Uma força-tarefa com mais de 150 trabalhadores da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), montada pela Prefeitura, marcou a chegada do programa Nosso Bairro no Retiro.

A primeira comunidade do bairro a ser contemplada por essa força-tarefa foi a Comunidade do Neylor.

Neste primeiro momento, as equipes estão concentradas na limpeza e remoção de materiais recicláveis de todas as ruas, servidões, escadarias e encostas, com o objetivo de revitalizar o bairro e garantir mais segurança aos moradores. O PET Zero também chegou à região e vai gerar renda extra para a população.

“Queremos minimizar o descarte de materiais recicláveis na natureza e, principalmente, garantir a segurança dos moradores. Por isso, determinei que uma das primeiras ações do programa Nosso Bairro fosse a limpeza das encostas no Neylor. Estamos promovendo um grande mutirão e todo o material recolhido será convertido em renda para a própria comunidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O presidente da Comdep, Léo França, acompanhou o início das ações e garantiu que, em breve, os moradores serão contemplados com um novo bairro.

“Intensificamos a coleta de lixo e estamos implementando a Coleta Seletiva aqui no Neylor. Mais do que limpar a comunidade, queremos conscientizar a população sobre a importância de não descartar materiais recicláveis em áreas proibidas”, disse.

Além disso, pelas próximas semanas, a Comdep também vai realizar na região os serviços de capina, roçada, varrição, pintura de postes, recolhimento de entulho, poda de árvores, revitalização de parquinhos e jardins, substituição e instalação de novas lixeiras, e a limpeza e desobstrução de bueiros e galerias.

Programa PET Zero

O programa PET Zero foi criado em 2016 e retomado pela atual gestão municipal em 2022. Durante a ação, a Comdep compra garrafas PET, latinhas de alumínio, entre outros materiais recicláveis. Para cada unidade, a Companhia paga o valor de R$ 0,12. A Companhia também compra materiais por quilo e litro.