Quarta, 17 Janeiro 2024 10:36

Hospital Alcides Carneiro recebe dois novos aparelhos de ultrassom portáteis de última geração

Equipamento moderno, além de mais preciso, também facilita a realização do exame em pacientes internados em diversos setores do Hospital

A Prefeitura entregou, nesta terça-feira (16), dois novos aparelhos portáteis de ultrassom ao Hospital Alcides Carneiro. O equipamento, que utiliza tecnologia de ponta e oferece diagnósticos mais precisos, é uma importante ferramenta para mostrar imagens de tecidos moles, que não aparecem de forma adequada numa radiografia e será utilizado no Centro Cirúrgico, na UTI Adulto e na UTI Neonatal do HAC.

O prefeito, Rubens Bomtempo, destacou os investimentos realizados em equipamentos no HAC desde o início de sua gestão. “Este é mais uma grande aquisição para o Hospital Alcides Carneiro, que, a cada dia, moderniza cada vez mais o seu parque tecnológico. Desde que chegamos aqui, temos conseguido renovar os equipamentos que se encontravam, em sua maioria, bastante deteriorados ou obsoletos, além de entregar outros, como sets de vídeo cirúrgicos, mesas de cirurgia vascular, eletrocardiógrafos, monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonares, bisturis eletrônicos, aparelhos de urodinâmica, entre outros que chegaram para alavancar a qualidade dos serviços realizados no HAC”, afirmou.

O equipamento também pode distinguir cistos cheios de líquido e tumores sólidos, porque eles produzem diferentes padrões de frequência, que serve para diagnosticar uma variedade de condições cardíacas, a hidratação do paciente e auxiliar nas funções venosas, atendendo necessidades de cardiologia, clínica geral, ginecologia, obstetrícia e radiologia geral. "Estes novos ultrassons portáteis oferecem mais rapidez e qualidade na resolução das imagens, além de proporcionar um fluxo de trabalho eficiente com uma tela de toque personalizável, facilitando o trabalho dos profissionais e permitindo um maior conforto aos pacientes", explicou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro, Ricardo Patuléa, ressaltou a versatilidade dos novos equipamentos, que podem ser deslocados até os leitos. "O equipamento é muito leve e o tempo de duração da bateria é de 8 horas, permitindo o uso em qualquer ambiente clínico móvel, por meio de carro de transporte. As funções avançadas e as ferramentas de análise serão incorporadas à rotina diária do Centro Cirúrgico, da UTI Adulto e da UTI Neonatal do HAC".