Sexta, 12 Janeiro 2024 09:47

Prefeitura dá posse aos novos conselheiros tutelares

Quinze novos conselheiros tutelares e 32 suplentes tomaram posse do cargo na última quarta-feira (10), em cerimônia realizada na Casa dos Conselhos Augusto Angelo Zanatta. Eles cumprirão o mandato de 4 anos (2024-2028) e serão responsáveis por garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, tendo como base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Um dia de confraternização e de concretização de uma vitória para os conselheiros tutelares e suas famílias. Um dia em que vemos a consolidação de políticas públicas e fortalecemos o diálogo com o terceiro setor”, pontuou o prefeito Rubens Bomtempo, que em sua fala no evento, traçou um panorama do que o governo tem realizado na saúde e educação em prol das crianças e adolescentes da cidade.

O vice-prefeito Paulo Mustrangi citou sua participação na criação do primeiro Conselho Tutelar de Petrópolis, na década de 1990, e comemorou a posse dos novos conselheiros. “A criação do terceiro conselho tutelar demonstra o compromisso deste governo com as famílias petropolitanas. Parabenizo a todos os que disputaram o pleito e principalmente aos que hoje tomam posse”, disse.

A proposta da criação do 3º Conselho Tutelar foi aprovada na Câmara Municipal em março de 2023. “Convoco a todos os conselheiros a amarem o que fazem, pois é preciso amar esta causa e trabalhamos para cuidar daqueles que mais precisam. Que vocês possam nos ajudar a proteger as crianças. Estaremos aqui, como conselho, para apoiar em toda intersetorialidade”, destacou a secretária chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo.

A eleição dos conselheiros aconteceu em outubro do ano passado, e foi organizada pelo CMDCA. “É importante pontuar o quanto o CMDCA trabalhou na organização desse processo eleitoral, que é complexo. E hoje, temos 15 conselheiros eleitos dentro da legitimidade da legislação eleitoral. Saibam que o Ministério Público está à disposição e dá boas vindas a todos”, disse Vicente de Paula Mauro Júnior, da Primeira Promotoria da Infância e da Juventude de Petrópolis.

Malcoln de Oliveira Carvalho, do 3º Conselho , foi um dos conselheiros empossados. Na cerimônia, ele contou um pouco sobre sua escolha pela função e o que espera para o exercício do mandato “ O que desejo pra minha família, é o mesmo desejo para todas as famílias de Petrópolis. Vamos trabalhar para garantir os direitos destas crianças e fazer o melhor trabalho possível. E para isso, precisamos do apoio de todos”, disse.

“Como vice-presidente da Câmara de Vereadores, parabenizo a todos pelo processo democrático limpo: contem com o nosso apoio”, destacou o vereador Fred Procópio, presente no evento. “A missão é árdua, porém muito gratificante. Contem com a Educação, contem conosco. Desejamos um ótimo início para os trabalhos! ”, finalizou Adriana de Paula, secretária de educação