Sexta, 12 Janeiro 2024 09:46

Petrópolis atinge a marca de 2,5 milhões de medicamentos distribuídos em 2023

Quase 2,5 milhões de medicamentos para pessoas com doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão e diabetes, foram distribuídos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ao longo de 2023. A distribuição ocorreu nos quatro polos do Núcleo de Assistência Farmacêutica, através do Programa Hiperdia, destinados aos pacientes atendidos no município, com destaque aos mais de 46 mil fornecimentos de insulina.

Segundo a Secretaria de Saúde, há 28.012 pacientes com hipertensão e 8.751 com diabetes cadastrados nas Unidades de Saúde da Atenção Básica do município, todos contemplados pelo Programa Hiperdia. Este programa não apenas fornece medicamentos de diversas classes terapêuticas para o tratamento eficaz dessas condições, mas também oferece acompanhamento multiprofissional aos pacientes, contando com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais.

"O Programa Hiperdia desempenha um papel crucial em nossa abordagem de cuidados de saúde em Petrópolis. Ao garantir acesso regular a medicamentos e promover a adesão aos tratamentos, estamos não apenas enfrentando desafios de saúde pública, como a hipertensão e o diabetes, mas também melhorando substancialmente a qualidade de vida dos pacientes. Sem dúvida, alcançar esta marca é motivo de orgulho e demonstra nosso compromisso com a saúde de toda a população", destaca o prefeito.

O balanço divulgado pela Secretaria de Saúde revela que foram entregues exatamente 2.479.894 medicamentos. Deste total, 600.676 destinados a doenças cardiovasculares e 293.873 para diabetes, incluindo 27.753 unidades de insulina, foram distribuídos pela farmácia do Centro de Saúde Coletiva Professor José Manoel Ferreira. A farmácia do ambulatório do Hospital Alcides Carneiro forneceu 612.070 medicamentos cardiovasculares e 189.568 para diabetes, com 11.374 insulinas. Na farmácia localizada no Centro, foram distribuídos 328.933 medicamentos para doenças cardiovasculares e 97.120 para diabetes, incluindo 3.608 insulinas. Por fim, a farmácia de Corrêas distribuiu 254.771 medicamentos para doenças cardiovasculares e 102.883 para diabetes, com 4.047 insulinas.

Para o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, é fundamental ressaltar que a hipertensão e o diabetes representam desafios significativos no Brasil, sendo fatores de risco para complicações cardiovasculares. "Entendemos que a distribuição adequada de medicamentos é vital para garantir que essas pessoas recebam os cuidados necessários. Isso não só alivia a carga financeira para os pacientes, mas também contribui significativamente para o controle dessas doenças. Além disso, o compromisso contínuo com o acompanhamento multiprofissional, o uso adequado de medicamentos e a promoção de hábitos de vida saudáveis são elementos essenciais para melhorar a qualidade de vida de cada uma delas", frisa.