Quarta, 03 Janeiro 2024 09:19

Alto da Serra é a região que tem mais investimentos da Prefeitura em obras

Das 16 regiões da cidade, a do Alto da Serra é que vem recebendo mais investimentos da Prefeitura em obras.

São mais de R$ 47 milhões em obras de grande e médio porte que a Prefeitura está realizando na região desde 2022. Um total de 17 obras (9 já concluídas, 7 em andamento e 1 em fase de licitação).

“O Alto da Serra foi o centro do desastre das chuvas de 15 de fevereiro. Desde então, não saímos mais de lá. Com a Defesa Civil, com a Assistência Social, com o Nosso Bairro. E sempre conversando com os moradores para debater os projetos das obras. No Morro da Oficina, essas obras já são realidade. Estamos realizando obras de grande porte lá, em toda aquela encosta. Quem mora ou passa pelo Alto da Serra olha para o alto e vê as obras da Prefeitura avançando no Morro da Oficina”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

No início de 2023, por conta da execução do programa municipal Nosso Bairro, a Prefeitura dividiu o município em 16 regiões. Essa divisão possibilitou um melhor planejamento do programa e, além disso, uma maior compreensão das políticas públicas que vêm sendo executadas em Petrópolis.

É o caso das 179 obras de grande e médio porte que a Prefeitura vem realizando desde 2022 em toda a cidade. Um investimento total de mais de R$ 210 milhões em valores já pagos ou orçados (ou seja, contando as 103 obras concluídas, as 51 em andamento e as 25 em fase de licitação).

Desses R$ 210 milhões, a região que mais vem recebendo investimentos é a do Alto da Serra (que abrange os bairros Alto da Serra, Lopes Trovão, Meio da Serra e Morin), com mais de R$ 47 milhões.

Em segundo, está a região dos bairros do entorno do Centro (Centro, 24 de maio, Caxambu, Santa Isabel, Duchas, Coronel Veiga, Gulf, Oswaldo Cruz e Valparaíso), com mais de R$ 40 milhões.

E, em terceiro, a região do Castelânea (que abrange os bairros Castelânea, Sargento Boening, Chácara Flora e Vila Felipe), com mais de R$ 37 milhões.

“Juntando essas 2 regiões, do Alto da Serra e do Castelânea, nós vemos que são mais de R$ 85 milhões em obras no Morro da Oficina, no Sargento Boening, no Chácara Flora, na Vila Felipe e nos bairros próximos”, disse Bomtempo.

17 obras da Prefeitura no Alto da Serra

Abaixo, a lista das 17 obras da Prefeitura na região do Alto da Serra, indicando o local, a classificação (contenção de encosta, contenção em margem de rio etc.) e o estágio da obra (concluída, em andamento ou em fase licitação):

NIS

Pronto Socorro Leônidas Sampaio
• Equipamento público – construção, reforma, adaptação etc.

Rua Dom João Braga

Rua Oswero Vilaça, 79
• Concluída

Avenida General Marciano Magalhães, 94 (Morin)
• Concluída

Avenida General Marciano Magalhães, 741 (Morin)
• Concluída

Avenida General Marciano Magalhães, 877 (Morin)
• Concluída

Avenida General Marciano Magalhães, 161 (Morin)
• Concluída

Rua Augusto Severo (ponto final do ônibus Lagoinha)
• Contenção de rua
• Concluída

Morro da Oficina (área 1, lote 1)
• Em andamento

Morro da Oficina (área 1, lote 2)
• Em andamento

Morro da Oficina (área 2, lote 1)
• Em andamento

Morro da Oficina (área 2, lote 2)
• Em andamento

Morro da Oficina (área 3)

PSF Frei Leão
• Equipamento público (construção, reforma, adaptação etc.)
• Em andamento

Rua Vereador João Ferreira de Castro (Morin)
• Drenagem e recomposição da via
• Em andamento

Escola Municipalizada Luiz Carlos Soares (Morin)
• Equipamento público (construção, reforma, adaptação etc.)
• Em fase de licitação