Quinta, 07 Dezembro 2023 10:02

Comissão da Licitação das linhas da Viação Cascatinha se reúne para dar andamento aos trabalhos

A Comissão de Licitação das linhas da Viação Cascatinha se reuniu na tarde desta terça-feira (6) para dar andamento aos trabalhos para que o edital seja publicado. A realização da licitação foi uma determinação do prefeito da Prefeitura de Petrópolis para garantir a qualidade e segurança para a população e os rodoviários.

Há dois anos a Prefeitura aguarda que o Tribunal de Contas do Estado analise um recurso da Viação Cascatinha para que dê prosseguimento a licitação. “Vamos dar prosseguimento a essa licitação porque a questão é urgente e esperamos que o TCE dê um parecer o mais breve possível”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A previsão é que o edital seja publicado em breve. “Esperamos que até a homologação do processo licitatório o TCE já tenha analisado esse embargo. Nossa expectativa é que a empresa que vencer a licitação ofereça um serviço de qualidade e com segurança dentro do sistema de transporte público”, disse o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Thiago Damaceno.

Ao todo serão licitadas as 28 linhas de responsabilidade da Viação Cascatinha, incluindo as do Carangola, que atualmente estão sob responsabilidade da Cidade das Hortênsias após intervenção da Prefeitura. Cerca de 50 ônibus, incluindo a frota reserva, compõem essas linhas.

Desde dezembro de 2021, governo municipal cobra melhorias no transporte público

A atual gestão da Prefeitura vem cobrando das empresas de ônibus da cidade (Petro Ita, Cascatinha, Cidade Real, Cidade das Hortênsias e Turp), que mantenham os veículos em condições de atender com segurança os usuários do transporte público. Por meio do termo de cooperação com o Setranspetro, no fim do ano passado, onde as empresas se comprometeram a renovar a frota de ônibus, 95 veículos novos e seminovos foram colocados no sistema de transporte público.

“Sabemos que ainda há muito o que melhorar, mas desde o primeiro dia do nosso governo cobramos das empresas a renovação da frota e garantia da qualidade e segurança, tanto para os passageiros e passageiras quanto para os rodoviários”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

Entre as ações realizadas pela atual gestão da Prefeitura está a substituição, em julho de 2022, de algumas linhas da empresa Cascatinha, na região do Carangola, pela viação Cidade das Hortênsias, por conta das más condições do transporte na área.

Em novembro deste ano, a Prefeitura, por meio da CPTrans, iniciou o processo de intervenção na linha 464 - Nelson Roncoroni via Eugênio Werneck, no Morin, após um grave acidente. O atendimento está sendo feito por meio de vans, de responsabilidade da Petro Ita, até que a empresa apresente condições de operar na região (com ônibus que apresentem segurança para os moradores e moradoras).